As constantes panes nos sistemas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que agora enfrenta uma fila de quase dois milhões de pedidos de benefícios, têm causado transtornos aos segurados e é motivo de desgastes para a Dataprev, empresa do governo federal responsável pelas soluções tecnológicas.

Dados do próprio INSS, fornecidos via LAI (Lei de Acesso à Informação), mostram que, de agosto de 2023 a dezembro de 2024, os diversos sistemas usados pelo órgão para a realização de tarefas ficaram 1.466 horas fora do ar —o equivalente a mais de dois meses de interrupção nos serviços.

O presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, diz à Folha que as falhas são “naturais” e não impedem o trabalho do INSS, que, segundo ele, tem cumprido suas metas diárias. Os servidores têm uma visão distinta e, reservadamente, atribuem parte do problema da fila crescente às intermitências nos sistemas da Previdência.

Fonte: Folha de SP

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Last Update: 11/03/2025