Em mais uma importante frente de atuação política, o Sintaema se reuniu nesta sexta (23) com a Liderança do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para defender os direitos da categoria e cobrar ações concretas em favor do saneamento e do meio ambiente no estado.

Durante a reunião, o Sintaema denunciou a situação crítica enfrentada pelos trabalhadores e trabalhadoras da Sabesp, que têm convivido com:

  • a explosão nas reclamações da população sobre os serviços prestados (falta d’água e água suja, estão entre as reclamações;
  • a onda de demissões via Programa de Demissão VOluntária (PDV), sem reposição do quadro de trabalhadores;
  • e a sobrecarga de trabalho, que coloca em risco tanto os profissionais quanto a qualidade do atendimento à população.

O Sindicato reiterou seu compromisso em defender a categoria e garantir que a população de São Paulo tenha seu direito a sanemaneto básico de qualidade respeitado. A Lideração, hoje exercida pelo deputado Antônio Donato (PT/SP), acolheu a demanda do Sintaema e reiterou que seguirá atuando na Alesp para denunciar os desmandos da gestão de desmento de Tarcísio de Freitas. 

Luta na CETESB

Outro ponto fundamental da reunião foi a pauta da CETESB, que o Sintaema já havia apresentado em mesa de negociação com a empresa: a criação de uma nova janela de adesão ao IAMSP para os trabalhadores e trabalhadoras da companhia. A proposta foi formalizada por meio de projeto de lei do deputado Teonilio Barba (PT), e o sindicato levou essa demanda à Alesp como parte da sua articulação por direitos.

Donato garantiu que irá somar esforços com o deputado Barba para agilizar a tramitação do projeto e colocá-lo em votação na Casa.

O Sintaema segue firme em todas as frentes: nas ruas, nas negociações e nas instituições, defendendo o que sempre foi prioridade para o sindicato: os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, e o direito da população a um serviço público de qualidade.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 23/05/2025