O Sintaema e Fenatema, junto com sindicatos irmãos do setor de sanemaneto e meio ambiente, dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Paraíba se reuniram em Brasília para debater os rumos do saneamento no Brasil, os efeitos nefastos do avanço da privatização e o projeto de degradação ambiental promovido por governos estaduais, como o de Tarcísio de Freitas.
A agenda reforçou a unidade nacional e a luta histórica do setor contra a privatização do saneamento, uma batalha travada há décadas pelos sindicatos em defesa de um modelo público, universal e de qualidade para toda a população.
Como encaminhamento, foi aprovada a elaboração de um documento com as principais reivindicações da categoria, que será entregue em audiência com o vice-presidente Geraldo Alckmin, prevista para acontecer na primeira quinzena de maio.
Com 50 anos de trajetória na defesa do saneamento público e dos direitos da classe trabalhadora, o Sintaema reafirma seu compromisso com a luta por serviços públicos de qualidade, preservação ambiental e acesso universal à água e ao esgotamento sanitário.
Seguiremos mobilizados e firmes na pressão junto ao governo federal para barrar retrocessos e garantir que o saneamento continue sendo um direito de todas e todos — e não mercadoria a serviço do lucro.
Sintaema, unidade e muita luta por direitos e pela vida!