O Sintaema está acompanhando de perto a situação dos(as) trabalhadores(as) da unidade da Sabesp em Lins, que vêm sendo submetidos a um regime de plantão injusto e desrespeitoso. A empresa comunicou que, ao invés de remunerar com horas extras os plantões realizados, fará apenas a compensação com folgas.

Essa decisão unilateral desconsidera a realidade crítica da Sabesp, que perdeu cerca de 6 mil trabalhadores desde 2020 — um cenário de sucateamento que impacta diretamente as condições de trabalho e o atendimento à população. Em vez de contratar novos profissionais e valorizar quem está na linha de frente, a empresa opta por impor uma jornada estendida sem a devida valorização financeira.

A direção do Sintaema foi clara: não aceitaremos retrocessos nos direitos da categoria! Historicamente, o Sindicato luta pelo equilíbrio entre trabalho e descanso, pela valorização profissional e contra o excesso de jornada. Por isso, orientamos que nenhum plantão ou hora extra seja realizado sem o devido comunicado – por escrito – do encarregado ou diretor do setor.

Nesta quarta (7), o Sintaema se reuniu com representantes da empresa para cobrar explicações e exigir o fim dessa prática. Também já foi encaminhado um ofício à Sabesp pedindo nova reunião e a solução imediata do problema.

Para agravar a situação, o tratamento diferenciado aos cargos de chefia é inaceitável. Enquanto a maioria é obrigada a compensar com folgas, os gestores recebem pelas horas trabalhadas. Por que essa seletividade? A igualdade de direitos e deveres deve valer para todos.

O Sintaema segue firme na defesa intransigente dos direitos da categoria. Seguiremos mobilizados e vigilantes para garantir que cada trabalhador e trabalhadora da Sabesp seja tratado com dignidade e justiça.

Nenhum direito a menos! Nenhuma hora trabalhada sem o devido reconhecimento!

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/05/2025