
Por meio de ofício, protocolado nesta terça (16) na Sabesp, a direção do Sintaema cobrou uma solução para um prática que tem gerado insatisfação entre os trabalhadores e trabalhadoras da empresa: a exigência de autenticação em duas etapas para acesso aos sistemas corporativos, que tem sido feita por meio do celular pessoal dos trabalhadores.
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A medida adotada pela empresa, apesar de ter como justificativa a segurança digital, impõe aos trabalhadores e trabalhadoras o uso de seus próprios aparelhos celulares e, em muitos casos, até mesmo o uso do pacote de dados 4G, o que gera custos adicionais — totalmente arcados pelos(as) empregados(as).
Para o Sintaema, essa exigência é indevida e fere a legislação trabalhista. De acordo com o artigo 2º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o custo da atividade empresarial não pode ser repassado ao trabalhador.
Diante disso, o Sindicato apresentou à empresa três alternativas para resolver a situação:
- Disponibilização de aparelho corporativo para os trabalhadores que necessitam do sistema de verificação;
- Pagamento de indenização mensal, que cubra os custos com uso do celular pessoal e do pacote de dados;
- Implantação de solução técnica que permita o acesso seguro via computador ou token físico, sem depender do uso de celulares pessoais.
Além disso, o Sintaema solicitou a abertura de uma mesa de negociação sobre o tema e pediu uma resposta formal da Sabesp em até 10 dias úteis.