O novo retrato oficial de Donald Trump, capturado pelo fotógrafo Daniel Torok, chama atenção pela expressão obscura e pela iluminação dramática. Com a sobrancelha arqueada e olhar fixo na câmera, a imagem foi descrita como “sinistra” e “carregada de mensagem” por especialistas. Com informações da BBC.
A iluminação invertida, vinda de baixo, confere um efeito marcante, segundo Paul Duerinckx, professor de fotografia documental no Swansea College of Art, que a comparou a técnicas de filmes de terror. Para a fotógrafa Eliska Sky, do Instituto de Fotografia de Londres, a composição lembra a pose de um boxeador antes de uma luta.
O ex-fotógrafo da Casa Branca, Eric Draper, que trabalhou para George W. Bush, observou que a imagem parece “fortemente manipulada”, destacando a escolha diferente de luz e retoques. Ele lembra que retratos presidenciais geralmente buscam transmitir acolhimento e profissionalismo, contrastando com o tom mais austero adotado para Trump.
Nas redes sociais, a foto foi comparada à famosa “foto policial” (mug shot) de Trump, tirada em 2023 após acusações relacionadas às eleições de 2020. Segundo o YouTuber Jared Polin, Torok admitiu que ela serviu como inspiração para o novo retrato.
O contraste com foto do primeiro mandato, descrito como “imagem do empresário Trump”, reflete a intenção de passar uma mensagem direta e contundente, segundo Andrew Parsons, fotógrafo político que trabalhou com primeiros-ministros britânicos. “É uma imagem de mensagem, estou entregando uma mensagem a você”, avaliou.
A força de imagens como essa vão além da estética, podendo moldar percepções e até campanhas políticas, segundo Parsons. “Uma imagem pode definir ou destruir uma carreira pública”, concluiu.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line