SINDMAB se mobiliza em torno do PLP 152/2025 e exige direitos para motoristas por aplicativo

Atualizar o andamento do Projeto de Lei Complementar (PLP 152/2025) e planejar novas ações da categoria foram os principais temas da reunião do SINDMAB (Sindicato dos Motoristas por Aplicativo da Bahia), realizada neste sábado (30), na sede da APLB.

De acordo com o presidente da entidade, Zilmar Gomes, a luta pela regulamentação exige unidade e mobilização coletiva. “Só com apoio político e engajamento dos trabalhadores será possível conquistar respeito e proteção para quem move o Brasil todos os dias”, afirmou, agradecendo ainda o suporte da CTB Bahia e a presença de Ana Cristina, assessora da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB).

O dirigente destacou que a Câmara dos Deputados instalou recentemente a comissão que analisará o PLP 152/2025, que busca regulamentar a profissão. “Estamos atuando junto à FENASMAPP, apontando problemas no texto, como a falsa autonomia. Seguimos reféns dos algoritmos das plataformas, sem liberdade real; nossa renda pode diminuir sem qualquer proteção; o projeto não prevê segurança contra assaltos, acidentes ou assédios; e ignora nosso direito de negociar coletivamente melhorias. Há outros pontos que precisam ser ajustados”, explicou.

Zilmar reforçou que a categoria busca uma regulamentação que de fato valorize os profissionais. “Essas big techs estão há mais de 10 anos no Brasil, sem assumir qualquer responsabilidade pelos motoristas. Somos a categoria mais precarizada do país. Precisamos do apoio no Congresso e da mobilização da categoria para garantir direitos básicos e dignidade na nossa atividade”, concluiu.

Com informações: CTB-BA.

Artigo Anterior

A hora da verdade: fake news blindaram o crime, por Bohn Gass

Próximo Artigo

STF tem segurança reforçada para julgamento de trama golpista

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!