Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a segurança dos trabalhadores e trabalhadoras, a direção do Sintaema lança a campanha “40 horas semanais, já!”.
“A iniciativa visa contribuir para a melhoria da vida da categoria, lembrando que a redução da jornada traz inúmeros ganhos. Empresas de saneamento na França, por exemplo, reduziram sua jornada sem reduzir salário e o que ocorreu: reduziu o desemprego no setor e impulsionou o crescimento econômico. Além disso, a redução da jornada é considerada um mecanismo de justiça social”, destacou a direção do Sindicato.
3 razões que comprovam os benefícios da redução da jornada de trabalho
1 – Saúde e bem-estar – A redução da jornada de trabalho é essencial para preservar a saúde e o bem-estar da classe trabalhadora. O excesso de horas dedicadas ao trabalho tem sido associado a problemas de saúde, tanto físicos quanto mentais, como estresse crônico, esgotamento, distúrbios do sono e doenças cardiovasculares.
2 – Aumento da produtividade – Outra razão para reduzir a jornada de trabalho é o avanço subsequente da intensidade e produtividade do trabalho. Embora possa parecer contraditório, a experiência histórica e estudos científicos demonstram que a produtividade do trabalhador cresce após a diminuição do tempo de trabalho, levando a um maior foco, motivação e eficiência durante o processo de trabalho.
Exemplo disso são os testes com a chamada ‘Semana de 4 dias’ realizados em diversos países que confirmam que esta simbiose entre produtividade e duração do tempo de trabalho gera ganhos para os dois lados da balança.
3 – Redução do desemprego – Do ponto de vista econômico, a redução da jornada de trabalho contribui para a geração de novos postos de trabalho e a redução do desemprego. Com isso, não só fortalecemos a economia e contribuimos para o crescimento do PIB, como também avançamos com a justiça social e a melhoria da vida do conjunto da população.
“É inegável a importância da redução da jornada para o avanço social. Essa medida não apenas contribui para a saúde e o bem-estar dos indivíduos, mas também promove a produtividade, fortalece os vínculos sociais, equilibra o mercado de trabalho e impulsiona o desenvolvimento nacional”, defende o Sintaema.
Trabalhador unido, Sindicato forte!
*Com informações do Portal CTB