Kamala Harris foi oficialmente nomeada como a candidata democrata à presidência dos Estados Unidos nesta terça-feira (20). Mas foi sobretudo a tão esperada participação do casal Obama que marcou a convenção nacional do partido, em Chicago.

Um dia depois do presidente Joe Biden, na segunda-feira (19), foi a vez de Barack Obama e da sua mulher, Michelle, subirem no palco durante o evento. Apoiadores de peso da campanha de Kamala, o casal inflamou o público ao adaptar o slogan “Yes, we can” (Sim, nós podemos!), da campanha de Obama em 2008, para demonstrar seu apoio à candidata democrata.

“Yes, she can!” (“Sim, ela pode!”), disseram Michelle e Barack Obama ao celebrarem a “esperança” depositada em Kamala Harris. “Minha Kamala Harris está mais do que pronta para este momento”, disse a ex-primeira-dama.

Barack Obama defendeu a candidatura de Kamala Harris e Tim Walz, destacando o compromisso deles com as vidas dos americanos e a fé de ambos na democracia e na convivência. O ex-presidente comparou a abordagem democrata com a do campo adversário republicano, classificado de egoísta e focado no sucesso pessoal. Donald Trump, segundo Barack Obama, é um homem que só pensa nos seus próprios interesses e que acredita que para ele ganhar algo, os outros devem necessariamente perder.

Stephanie Grisham, ex-porta-voz da Casa Branca no governo de Donald Trump entre 2019 e 2021, também discursou na convenção democrata. Marcada por sua demissão após a invasão ao Capitólio por apoiadores de Trump em 6 de janeiro de 2021, ela fez alertas contra o ex-presidente, chamando-o de um homem desprovido de “empatia, ética e respeito pela verdade”.

“Eu não poderia mais fazer parte dessa loucura”, disparou Grisham sobre o governo de Donald Trump.

Efeito Obama para campanha de Kamala

Para muitos, a esperança despertada pela vice-presidente democrata recorda o impulso que precedeu a eleição de Barack Obama em 2008. “Este entusiasmo está de volta, é maravilhoso”, confidenciou Carolyn Culpepper, delegada democrata afro-americana do Alabama.

Com o apoio do casal Obama, a campanha de Kamala Harris ganha força. A maioria das pesquisas atribui a ela uma ligeira vantagem sobre seu rival Donald Trump, mas a eleição ainda promete ser muito acirrada.

Esse entusiasmo foi sentido durante a votação da designação, na qual cada estado votou ao som de uma música que o representasse: o procedimento se transformou em um verdadeiro show.

“É uma honra dar por unanimidade os nossos 34 votos para a próxima presidente dos Estados Unidos, a vice-presidente Kamala Harris!”, anunciou Ana Navarro, comentarista de política e uma das apresentadoras do evento.

O entusiasmo tomou conta do público presente no evento, contagiando os delegados democratas, como Pinke Varner, da Geórgia, que elogiou a campanha de Kamala. “Eu a amo, adoro seu entusiasmo. Eu amo o que ela oferece. Ela é uma mulher negra escrevendo história para mulheres negras”.

A delegada do estado de Washington, Sabrina Otness também expressou sua esperança em Kamala Harris. “Estamos realmente encantados. Há energia no ar nesta convenção e ela nos levará de volta à Casa Branca”.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 21/08/2024