O ministro Silvio Almeida realizará uma reunião fechada online nesta quarta-feira, às 19h, com diferentes profissionais da comunidade de videogames do Brasil. O objetivo, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, é discutir formas de combater o discurso de ódio e o extremismo de direita no setor de jogos eletrônicos.
A Rede Progressista de Games (RPG), um grupo que reúne profissionais como jornalistas, desenvolvedores de jogos e empresários da área, estará em contato com o ministro nesse diálogo. Eles elaboraram uma cartilha chamada Lula Play, que foi entregue ao presidente da República em 2022 na campanha eleitoral.
As ideias da rede inspiraram o texto do Marco Legal dos Games, que foi aprovado pela Câmara, pelo Senado e foi sancionado pelo presidente Lula com apenas um veto, na forma da lei 14.852. Esse marco prevê medidas voltadas para a promoção do ambiente de negócios, educação e para o aumento da disponibilidade de capital destinado aos investimentos no setor, por meio da Lei do Audiovisual, Lei Paulo Gustavo, Lei Aldir Blanc e da Lei Rouanet.
Além de definir estratégias para mitigar o discurso de ódio, o ministro Silvio Almeida e os especialistas da comunidade vão pensar juntos a melhor forma de promover a proteção de minorias étnicas, combater a violência, o preconceito e o abuso nos jogos, tanto nas representações gráficas, na mecânica dos jogos, quanto nos discursos proferidos em partidas nos espaços online.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link