Preso por suposta interferência nas eleições de 2022, o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques foi nomeado secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de São José, quarta cidade mais populosa de Santa Catarina. A decisão consta da edição de segunda-feira 6 do Diário Oficial do município.

O ex-diretor, solto em agosto do ano passado sob a condição de usar tornozeleira eletrônica, tomou posse sem uma solenidade, segundo a prefeitura. A nomeação partiu do prefeito Orvino de Ávila (PSD), reeleito em outubro passado. Durante a campanha, o pessedista já havia indicado que teria Silvinei em uma eventual gestão.

Natural de Ivaiporã, no interior do Paraná, Silvinei Vasques ingressou na PRF em 1995 e fez parte da corporação por 27 anos. Em dezembro de 2022, recebeu aposentadoria voluntária integral.

Foi preso em 9 de agosto de 2023, acusado de tentar interferir no segundo turno das eleições de 2022 para beneficiar o então presidente Jair Bolsonaro (PL).  

Ele teria organizado blitze nas rodovias federais, de modo a prejudicar o deslocamento de eleitores, principalmente nas regiões de maior apoio ao PT, como o Nordeste. A operação que prendeu Silvinei foi batizada pela PF de Constituição Cidadã, em referência ao texto promulgado em 1988, que garantiu o direito universal ao voto.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/01/2025