O volume de serviços registrados no mercado caiu 0,9% no mês de novembro em relação a outubro, segundo dados da série com ajuste sazonal divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O recuo foi apurado um mês após o segmento ter registrado seu maior volume na série histórica iniciada em janeiro de 2011. Apesar da queda, o setor de serviços está 16,9% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020).
Duas das cinco atividades de serviços pesquisadas mostraram taxas negativas frente ao mês anterior: transportes (-2,7%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (-2,6%).
Por outro lado, as atividades de informação e comunicação (1,0%), outros serviços (1,8%) e serviços prestados às famílias (1,7%) mostraram avanços na comparação com outubro de 2024.
Setor sobe 2,9% ante 2023
Os dados na comparação com novembro de 2023 apontam crescimento de 2,9%, em seu oitavo crescimento consecutivo no comparativo.
Segundo o IBGE, essa alta foi registrada por quatro das cinco atividades e por 56,0% dos 166 serviços investigados. O principal impacto positivo nessa comparação veio de informação e comunicação (6,6%) e os demais avanços vieram dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (2,7%), dos serviços prestados às famílias (5,0%) e dos serviços profissionais, administrativos e complementares (0,4%).
A única influência negativa veio de outros serviços (-1,0%), devido à redução das receitas de serviços financeiros auxiliares, das atividades de apoio à agricultura e da coleta de resíduos não perigosos.
Informação e comunicação lideram os ganhos no acumulado no ano
O acumulado do ano, comparado a 2023, cresceu 3,2%, com taxas positivas em quatro das cinco atividades e em 61,4% dos 166 tipos de serviços abrangidos pela pesquisa.
Uma das principais contribuições positivas partiu do grupo de informação e comunicação, que cresceu 6,4% e foi impulsionado pelos segmentos de telecomunicações; portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na Internet; e desenvolvimento e licenciamento de softwares.
O segundo setor foi o de serviços profissionais, administrativos e complementares, que cresceu 6,7% com contribuições dos segmentos de agenciamento de espaços de publicidade; atividades jurídicas; e intermediação de negócios por aplicativos ou plataformas de e-commerce. Outros avanços vieram dos serviços prestados às famílias (4,7%) e dos outros serviços (1,9%).