Nesta terça-feira (11), o presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, afirmou que o imperialismo gastou, no decorrer da última década, cerca de US$3,1 bilhões não apenas para derrubá-lo da presidência, mas também para destruir o próprio país.

Vucic denunciou que os atuais protestos de estudantes na Sérvia como uma tentativa de revolução colorida (forma aparentemente popular que assume golpes perpetrados pelo imperialismo). Utilizando-se como pretexto a queda de uma estrutura de concreto na estação ferroviária da cidade de Novi, que resultou em 15 mortos, as manifestações são contra a corrupção e declaram-se apartidárias, já tendo derrubado o primeiro-ministro.

Expondo o caráter artificial desses protestos, o presidente Sérvio informou que há “instrutores estrangeiros” promovendo interesses ocidentais, croatas e albaneses, guiando a manifestação contra o nacionalismo Sérvio. Vucic afirma que os países imperialistas “começaram a investir cada vez mais na destruição da Sérvia assim que o país começou a crescer rapidamente”.

Vúcic e o povo sérvio já foram alvo de tentativa de revolução colorida recentemente. No natal de 2023, a tentativa golpista desatada pelo imperialismo foi debelada com auxílio dos serviços de inteligência da Federação Russa, que avisou com antecedência a Vúcic e ao governo sérvio sobre o golpe, o que possibilitou a organização contra a ofensiva imperialista.

A nova tentativa de revolução colorida está em marcha há aproximadamente três meses, e o governo sérvio vem buscando impedir seu crescimento e, eventual, debela-la.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 11/02/2025