Ricardo Silva assume, pela segunda vez, a presidência do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, até 2026. Trata-se da principal entidade representativa da Indústria do Aço no país. O conselheiro e vice-presidente de Assuntos Estratégicos da Usiminas, Silva (foto/reprodução internet), assumiu durante a abertura da 34ª edição do Congresso Aço Brasil, em São Paulo. Ele também ocupa a presidência do Conselho de Administração da ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, principais Entidades do Aço no Brasil.
Silva é o primeiro a presidir simultaneamente as duas principais Entidades da Indústria do Aço na América Latina: o Instituto Aço Brasil e a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM, a primeira com atuação nos campos econômico, de mercado e político, e a segunda uma organização técnico-científica.
Entre os desafios que tem pela frente, Ricardo Silva fala que o primeiro deles é o crescimento econômico do Brasil, “porque sem ele não há crescimento da indústria do aço. É o protagonismo da Indústria de Transformação buscando reverter o processo de décadas, um país que apresentou industrialização tardia e desindustrialização precoce’.