Os senadores do PT celebraram os prêmios conquistados pelo filme brasileiro “O Agente Secreto” no Festival de Cinema de Cannes, na França. Kleber Mendonça Filho recebeu o troféu de Melhor Direção, o que não acontecia desde 1969. Já o ator Wagner Moura levou o de melhor ator, prêmio inédito para o Brasil no Festival.
O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), destacou que o Brasil brilhou em Cannes — e brilhou alto.
“Nosso talento, nossa história e nossa cultura mais uma vez conquistaram o mundo”, disse.
“O cinema nacional não é só entretenimento. É instrumento de consciência, identidade e liberdade. É nossa voz no mundo. É nossa memória coletiva em movimento”, enfatizou Rogério.
🎥VIVA O CINEMA BRASILEIRO! 🇧🇷
O Brasil brilhou em Cannes — e brilhou alto! Nosso talento, nossa história e nossa cultura mais uma vez conquistaram o mundo. Wagner Moura foi premiado como melhor ator e Kleber Mendonça Filho consagrado como melhor diretor no Festival de Cannes,…
— Rogério Carvalho 🇧🇷 ⭐️ (@SenadorRogerio) May 24, 2025
“O Agente Secreto” conta com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual. Ambientado nos anos 1970, o filme conta a história de um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que volta para Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que corre em plena ditadura militar.
O presidente do PT, senador Humberto Costa (PE), apontou que a cultura brasileira renasce com força total após anos de ataques, em referência à postura adotada pelo governo anterior.
“O cinema nacional prova mais uma vez seu valor. É a nossa arte resistindo e brilhando”, comemorou Humberto.
Leia mais: Lula: “Cultura interessa ao povo tanto quanto um prato de comida”
MAIS UM PRÊMIO! O frevo encontrou o cinema, e o resultado foi história!
Parabéns a Kleber Mendonça Filho, Wagner Moura e toda a equipe de
"O Agente Secreto" por colocar o nome do Brasil no topo de Cannes. pic.twitter.com/r7tYAslKWK— Humberto Costa (@senadorhumberto) May 24, 2025
A senadora Teresa Leitão (PT-PE) classificou o ano de 2025 como “histórico para o cinema brasileiro”. Além da vitória em Cannes, o Brasil também conquistou neste ano a primeira estatueta do país no Oscar.
É de Pernambuco! É do Nordeste! É do Brasil! ‘O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho, vence o prêmio de melhor direção em Cannes. Wagner Moura ganhou como melhor ator.
2025 é um ano histórico para o cinema brasileiro! Quanto orgulho da nossa produção audiovisual! pic.twitter.com/lr1O2RpHUo
— Teresa Leitão ⭐ Senadora (@teresaleitao_) May 24, 2025
Já o senador Fabiano Contarato (PT-ES) mostrou a “alegria” em ver o cinema brasileiro “brilhar no mundo”.
“É o reconhecimento de talentos gigantes e da força criativa que pulsa no nosso país. Parabéns à equipe! Viva o cinema nacional!”, exaltou Contarato.
Que alegria ver o cinema brasileiro brilhar no mundo!
Wagner Moura foi consagrado Melhor Ator no Festival de Cannes, e Kleber Mendonça Filho levou o prêmio de Melhor Diretor, por seu filme “O Agente Secreto” aclamado com 13 minutos de aplausos.
É o reconhecimento de talentos… pic.twitter.com/E6HyJCwnb2
— Fabiano Contarato (@ContaratoSenado) May 24, 2025
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), também celebrou as conquistas do cinema brasileiro, em especial, do baiano Wagner Moura, destacando que essa é a escolha dele como melhor ator desta edição do festival é inédita.
A BAHIA É O MUNDO! 🏆 O baiano Wagner Moura venceu o troféu de Melhor Ator em uma das premiações mais importantes do cinema mundial, o Festival de Cannes. É a primeira vez que um brasileiro vence nessa categoria. A vitória vem pela sua atuação no filme de Kléber Mendonça Filho,… pic.twitter.com/ZlAiEmhaMO
— Jaques Wagner (@jaqueswagner) May 24, 2025
Do PT Senado