O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, esteve no Senado para expor a alta do turismo estrangeiro no país desde 2023. Os recursos deixados no Brasil, contabilizados em dólar, cresceram desde então em relação a 2014, ano da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, e continuaram batendo recorde no ano passado e nos primeiros sete meses de 2025. O número de turistas estrangeiros cresceu em todas as regiões do país, segundo Marcelo Freixo.
“O Brasil está num momento extraordinário e o mais importante é que isso está acontecendo em todas as regiões. Todas as regiões tiveram crescimento do turismo internacional”, enfatizou Freixo.
Uma das autoras do pedido para a audiência na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo com o presidente da Embratur, a senadora Augusta Brito (PT-CE), apontou a visita de Freixo ao Ceará e comemorou o avanço do turismo internacional no Brasil.
“O presidente da Embratur esteve no estado do Ceará para estruturar e fortalecer o turismo do estado. O trabalho que está sendo feito merece um destaque para que as pessoas entendam como é importante”, disse Augusta.
O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) ressaltou a presença de Freixo também no Amapá recentemente e o esforço para promover as diferentes atrações turísticas brasileiras.
“Marcelo esteve em meu estado lançando o Plano Brasis. O nome do plano é bem sintético do que nós somos. Quero cumprimentá-lo por ter reconstruído um plano de apresentação do Brasil na diversidade que o país tem”, ressaltou Randolfe.
A Embratur aponta 5,9 milhões de turistas estrangeiros de janeiro a julho deste ano. A estimativa é que esse número cresça e supere o recorde alcançado em 2024, de 6,7 milhões de visitantes de outros países.