Senado Federal aprova indicação de novo presidente do Banco Central e dois outros diretores

Por 52 votos favoráveis, 2 contrários e uma abstenção, o plenário aprovou nesta terça-feira (10/12) a indicação de Nilton José Schneider David para exercer o cargo de diretor de Política Monetária do Banco Central. Ele vai substituir Gabriel Galípolo, que teve o nome aprovado pelo Senado para a presidência do BC e assumirá o cargo em janeiro de 2025, no lugar de Roberto Campos Neto. A aprovação da MSF 58/2024, que teve parecer do senador Rogério Carvalho (PT-SE), será comunicada à Presidência da República.

Os senadores também aprovaram outras duas indicações para diretorias do BC. A indicação de Izabela Moreira Correa, na vaga decorrente do término do mandato de Carolina de Assis Barros, recebeu 47 votos favoráveis e 3 votos contrários.

Por sua vez, a indicação de Gilneu Francisco Astolfi Vivan, na vaga decorrente do término do mandato de Otávio Ribeiro Dâmaso, foi aprovada por 54 votos favoráveis e 3 votos contrários. A aprovação dessas indicações também será comunicada à Presidência da República.

Os nomes dos três indicados ao BC foram aprovados anteriormente em sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Criado em 1964, o Banco Central é uma autarquia federal que tem por objetivo assegurar a estabilidade de preços, além de zelar pela estabilidade e eficiência do sistema financeiro, suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego.

Com informações da Agência Senado

Artigo Anterior

Conselho Nacional de Justiça aprovou resolução que estabelece certidões de óbito para vítimas da ditadura militar brasileira

Próximo Artigo

O ministro da Fazenda, Paulo Lira, afirma que o Executivo não dispõe de votos para implementar cortes de gastos e volta a criticar a atuação do Supremo Tribunal Federal

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!