A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou a Voepass para que a empresa disponibilize canais de comunicação eficazes para os parentes das vítimas do acidente aéreo ocorrido em Vinhedos, interior de São Paulo.
A notificação, enviada na segunda-feira, destaca que o consumidor é, antes de tudo, pessoa humana e vulnerável na relação de consumo, não podendo ser considerado apenas na esfera econômica.
Em períodos de crise, é essencial ampliar os canais de comunicação para garantir transparência e informações precisas aos interessados, disse o órgão, que deu 48 horas para que a empresa forneça esclarecimentos.
Em publicação na rede X, o secretário nacional do consumidor, Wadih Damous, disse que recebeu relatos indignados de parentes das vítimas do trágico voo da Voepass, informando que foi disponibilizado apenas um canal de comunicação para atendimento.
Diante das denúncias, a Senacon determinou que a empresa deve informar quais canais foram criados para os parentes e quais são os canais para comunicação da empresa com o público geral.
A Voepass afirmou que prioriza prestar assistência irrestrita às famílias das vítimas e colabora efetivamente com as autoridades para apuração das causas do acidente.
Até agora, 17 dos 62 mortos no acidente da última sexta-feira foram identificados pelo Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo.
O voo do Voepass saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). A aeronave, que tinha 58 passageiros e quatro tripulantes, caiu no condomínio Recanto Florido, no bairro Capela, em Vinhedos. Não houve vítimas entre moradores e pessoas que estavam em solo.