Planos de imigração de Trump causam medo nas operações da ICE, pode paralisar o setor agrícola na Califórnia, deixar campos vazios e ameaça abastecimento o alimentar


O medo de operações mais intensas da ICE (Imigração e Controle Alfandegário) já está afetando negativamente o setor agrícola do país, gerando preocupações de que os preços dos alimentos possam disparar em um futuro próximo como resultado das políticas agressivas de imigração de Donald Trump.

Segundo o The New Republic, em Bakersfield, na Califórnia, houve uma queda massiva no número de trabalhadores rurais que compareceram ao trabalho na terça-feira, enquanto agentes da ICE em veículos Chevy Suburban sem identificação detinham imigrantes na região, mirando indivíduos que acreditavam ser trabalhadores rurais, relatou o CalMatters. O resultado final: hectares de laranjas não colhidas sob o sol da Califórnia no auge da temporada.

Bakersfield representa uma pequena parte do Vale Central da Califórnia, que produz aproximadamente um quarto dos alimentos do país. O condado de Kern, onde Bakersfield está localizada, está entre os três principais condados agrícolas dos EUA nos últimos anos, em grande parte graças ao trabalho de mão de obra indocumentada, que estima-se compor mais da metade da força de trabalho do condado, de acordo com o CalMatters.

Trabalhadores indocumentados têm sido alvo ao entrar e sair de postos de gasolina, tomar café da manhã, em lojas da Home Depot ou enquanto dirigiam pela Rodovia 99, deixando muitos sem outra opção a não ser ficar em casa.

“Estamos no meio da colheita de cítricos,” disse Casey Creamer, presidente do grupo da indústria California Citrus Mutual, ao CalMatters. “Isso causou ondas de choque em toda a comunidade. As pessoas não estão indo trabalhar e as crianças não estão indo para a escola. Ontem, cerca de 25% da força de trabalho não compareceu; hoje, 75% não apareceram.”

Perder grande parte da força de trabalho agrícola dos EUA da noite para o dia é uma receita para “devastação econômica absoluta,” segundo Richard S. Gearhart, professor associado de economia da Cal State-Bakersfield, que conversou com a organização de notícias sem fins lucrativos.

“Estamos falando de um evento de nível recessivo se isso se tornar a nova norma de longo prazo,” disse Gearhart, argumentando que o resultado final das políticas de Trump será sentido nas filas de caixa dos supermercados em todo o país.

O 47º presidente prometeu efetivamente uma repressão total à imigração nos próximos quatro anos, incluindo atacar a cidadania por nascimento e ordenar operações de alto perfil da ICE em todo o país contra imigrantes indocumentados.

Mas, apenas dois dias após o início da administração, parece que os esforços anti-imigração serão uma espécie de “vale-tudo”. Na terça-feira, o Departamento de Segurança Interna anunciou que revogaria uma diretiva da era Obama, permitindo de repente que a agência de imigração detenha pessoas em locais sensíveis, como hospitais, locais de culto, tribunais, funerais e casamentos.

“Criminosos não poderão mais se esconder nas escolas e igrejas da América para evitar a prisão,” disse um porta-voz da agência em um comunicado. “A administração Trump não amarrará as mãos de nossa brava aplicação da lei, mas confiará neles para usar o bom senso.”

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 24/01/2025