Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos Estados Unidos, Joe Biden. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou sobre a desistência de Joe Biden nas eleições dos Estados Unidos e afirmou que não é seu papel escolher o candidato no país. Essa foi a primeira manifestação do petista sobre o tema após a decisão do mandatário americano e ocorreu na manhã desta segunda-feira no Palácio da Alvorada.

“O meu papel não é escolher presidente dos Estados Unidos, o meu papel é conviver com quem é o presidente dos Estados Unidos”, disse Lula. Para o mandatário brasileiro, o mais importante é ter uma relação civilizada entre as nações.

“Seja um candidato democrata, seja o Biden, seja o Trump, a nossa relação vai ser uma relação civilizada de dois países importantes que têm uma relação diplomática de séculos e que a gente quer manter”, prosseguiu.

Sobre Biden, Lula afirmou que somente ele poderia decidir se deixar a disputa seria a melhor escolha. “Eu gosto e respeito muito ele. Somente ele poderia decidir se iria ou não ser candidato”, completou.

No fim de junho, Lula disse que estava torcendo por Biden por ter uma relação sólida com o atual mandatário americano. Na ocasião, ele ainda criticou o ex-presidente Donald Trump, dizendo que o republicano faz muitas bravatas.

Biden comunicou sua desistência no domingo. A vice-presidente do país, Kamala Harris, é a favorita para assumir o posto na disputa e já recebeu apoio de diversos políticos do Partido Democrata. Ela fez sua primeira aparição após a decisão do atual mandatário hoje e comunicou que fará uma viagem para conversar com funcionários de campanha.

Chegamos ao Blue Sky, clique aqui.

Siga nossa nova conta no X, clique aqui.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique aqui.

Entre em nosso canal no Telegram, clique aqui.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 22/07/2024