Se a preocupação do governo e de toda a sociedade com o aumento dos preços dos alimentos é um prato que está na mesa de todos os brasileiros, a taxa de juros é mais um tempero amargo. O ciclo de negócios do varejo é bem simples. O varejista compra produtos. O preço que ele paga é o que algumas empresas chamam de PVV – Preço de Venda ao Varejo. Depois o ponto de venda coloca um mark-up e define o PVC – Preço de Venda ao Consumidor. Quando há um ciclo de aumento de preços pelos fabricantes ou produtores, o varejista fica com menos capital para recompor seu estoque. O aumento do PVC é a alternativa recorrente. Mas há também o financiamento de estoque. Em síntese, O ponto de venda faz um financiamento para compra de produtos.

A elevação da taxa de juros faz o angu desandar. Juros mais altos encarecem os produtos alimentícios na ponta. Embora o Banco Central já tivesse sinalizado o aumento de 1% na Selic e apontado para uma elevação de mais 1% em março, o resultado tende a ser de um cenário de maior dificuldade para o consumo. Remédio muito amargo e cada vez mais difícil de engolir.

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Last Update: 30/01/2025