Seis israelenses são presos na Cisjordânia após ataque a soldados

Seis israelenses foram presos após agredirem um grupo de soldados perto de uma localidade no centro da Cisjordânia, onde foram registrados confrontos entre colonos e palestinos, anunciou o Exército de Israel neste sábado 28.

Os militares foram dispersar uma reunião de israelenses perto do vila de Kafr Malek, na noite de sexta-feira, e “quando as forças de segurança chegaram, dezenas de civis israelenses atiraram pedras contra eles e agrediram física e verbalmente os soldados”, acrescentou o Exército em um comunicado.

Os “civis vandalizaram (…) veículos das forças de segurança e tentaram atropelar” seus membros, detalharam.

O Exército conseguiu dispersá-los e “seis civis israelenses foram presos e transferidos para a polícia”.

Contatados pela AFP, os militares se recusaram a detalhar se os detidos eram residentes de assentamentos israelenses na Cisjordânia, um território palestino ocupado por Israel desde 1967.

As prisões ocorreram perto de Kafr Malek, onde três palestinos foram mortos na quarta-feira em confrontos com colonos em outro surto de violência, informou o Ministério da Saúde palestino.

Condenada pela ONU como ilegal, de acordo com o direito internacional, a colonização da Cisjordânia se acelerou desde que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, voltou ao poder em 2022.

A gestão do premiê é respaldada por uma aliança com partidos de extrema-direita, que buscam a anexação do território a Israel.

Várias ONGs de direitos humanos denunciam o aumento da violência cometida por colonos na Cisjordânia e a impunidade aos mesmos.

A violência aumentou na Cisjordânia desde o início da guerra de Gaza, desencadeada pelo ataque de 7 de outubro de 2023 do movimento islamista palestino Hamas em Israel.

Artigo Anterior

Como multas de trânsito vão bancar CNH gratuita para quem está no CadÚnico

Próximo Artigo

Corrente sobre protesto virtual que fala de salário, verba de gabinete, auxílio paletó, auxílio cultural e outros de deputados distorce valores e benefícios de parlamentares

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!