O Dia dos Pais, comemorado amanhã, deve movimentar fortemente o varejo brasileiro em 2025. Um levantamento da N bids, adtech especializada em dados e mídia geolocalizada omnichannel, estima que 95 milhões de brasileiros adultos pretendem comprar presentes na data, que combina apelo emocional e potencial estratégico para as marcas.

Segundo o estudo, 60% dos consumidores, o equivalente a 57 milhões de pessoas, devem realizar as compras em lojas físicas. Outros 40% (38 milhões) vão optar pelo comércio eletrônico, seja por sites ou aplicativos — muitos alternando entre os dois canais. Entre os compradores online, 79% acessam sites e 63% utilizam aplicativos.

Categorias mais procuradas

Os itens mais buscados para a data são roupas, escolhidas por 47% dos consumidores (45 milhões). Em seguida aparecem perfumes e cosméticos (35%), calçados (27%), eletrônicos e informática (20%) e artigos de esporte e lazer (15%).

Formas de pagamento

O cartão de crédito lidera as preferências de pagamento, sendo a opção de 42% dos entrevistados (40 milhões). O PIX aparece em segundo lugar, com 38% (36 milhões). O restante deve utilizar boleto ou débito.

Importância da estratégia por canal

Para Fabio Sant Anna, diretor comercial da N bids, compreender o comportamento do consumidor em cada canal de compra é essencial para aumentar a taxa de conversão. Ele observa que a data movimenta diversas categorias e exige personalização na abordagem de acordo com o perfil e a jornada de compra.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 09/08/2025