A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira 9, o Secretário municipal de Educação de Belford Roxo, Denis de Souza Macedo, alvo de uma operação realizada em parceria com o Ministério Público Federal por supostos desvios de valores destinados à merenda escolar no município, na Baixada Fluminense.
Segundo a investigação realizada pela força-tarefa, ao menos 6,1 milhões de reais foram desviados do Programa Nacional de Alimentação Escolar. O esquema consistia em um conluio entre agentes públicos e empresas fornecedoras de merenda escolar e seus dirigentes.
Os pagamentos feitos para a aquisição de merendas eram superfaturados, baseados em documentação falsa e destinados a pagar empresas que foram contratadas para fornecer os alimentos aos estudantes.
Além do desvio de recursos públicos, a PF também encontrou indícios do pagamento de vantagens indevidas aos servidores públicos pelas empresas fornecedoras de merenda. A investigação também apurar esquema de lavagem de dinheiro para dissimular o dinheiro ilícito.
Os agentes ainda cumprem outros 21 mandados de busca e apreensão. As medidas foram autorizadas pela 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro. Na casa de outro alvo das buscas, na Barra da Tijuca, policiais apreenderam cerca de 300 mil euros em espécie.
Os investigados poderão responder pelos crimes de documento falso, peculato, corrupção, fraude a licitação e lavagem de dinheiro.
CartaCapital entrou em contato com a prefeitura de Belford Roxo e aguarda retorno. Caso haja resposta, este texto será atualizado.