Secretário ameaça renunciar após morte de paciente em fila de atendimento da UPA no Rio de Janeiro

Um paciente faleceu aguardando atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, na noite da sexta-feira 13.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o homem sentado em uma cadeira de espera da unidade, com a cabeça inclinada à direita. A voz de uma mulher que grava a imagem diz que o paciente faleceu esperando atendimento. Na sequência, o homem é colocado em uma maca por um atendente da unidade.

Segundo testemunhas, o paciente, identificado como José Augusto Mota Silva, de 32 anos, chegou se queixando de fortes dores na unidade.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que todos os profissionais que estavam de plantão na unidade serão demitidos e responderão a uma sindicância.

“Todos os profissionais que estavam no plantão da UPA da Cidade de Deus, na noite de ontem, serão demitidos, responderão sindicância e serão denunciados nos seus respectivos conselhos de classe. É inadmissível não perceberem a gravidade do caso”, registrou.

A coordenação da UPA Cidade de Deus abriu uma sindicância e irá utilizar as imagens e registros nos prontuários para apurar o caso rigorosamente.

A pasta relatou que o paciente teria entrado na unidade lúcido e caminhando, acompanhado por uma pessoa que informou não poder permanecer no local. Dados do sistema mostram que a classificação de risco foi feita às 20h30 e, poucos minutos depois, foi acionada a equipe médica devido ao paciente encontrar-se desacordado.

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal para apurar a causa do óbito.

A Secretaria Municipal de Saúde se solidariza com a família e toda a comunidade nesse momento de dor.

Artigo Anterior

O ministro da Justiça, Sergio Moro, afirma que a Polícia Federal está prestes a realizar uma operação contra o presidente Jair Bolsonaro

Próximo Artigo

Críticas à Cacau Show: 'Campanha do Bem' é vista como marketing para vender panetones de Natal

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!