Seca histórica atinge metade do Brasil, levando cidades a estado de alerta por baixa umidade

Fumaça muda a cor do céu em Porto Alegre no dia 9 de setembro de 2024 — Foto: Reprodução/RBS TV

Mais da metade das cidades brasileiras entrou em alerta na última terça-feira (10) devido à piora na qualidade do ar, segundo informações do G1. A fumaça de queimadas intensifica o problema, que já costuma ser grave durante essa época do ano.

Ao todo, 2.848 municípios, incluindo o Distrito Federal, foram notificados sobre a baixa umidade do ar, variando entre 30% e 20%. Em mais de 600 cidades, a umidade caiu para níveis abaixo de 12%, uma situação crítica que eleva os riscos de incêndios e problemas de saúde.

A prolongada estiagem, considerada a pior seca já registrada no Brasil, e a ausência de chuvas nas últimas semanas, indicam que todas as regiões do país enfrentarão baixos níveis de umidade nesta quarta-feira (11). A onda de calor que assola o território nacional agrava ainda mais a situação, bloqueando a chegada de frentes frias e, consequentemente, das chuvas, mantendo o clima extremamente seco.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a situação mais crítica está prevista para o Centro-Oeste, onde todos os estados deverão registrar níveis muito baixos de umidade.

Além disso, a atmosfera seca favorece a concentração de poluentes nas camadas mais próximas do solo, prejudicando ainda mais a qualidade do ar. Vale destacar que, na última terça-feira (10), São Paulo figurou entre as cidades com os piores índices de poluição do mundo.

Fumaça de incêndios encobre o céu de São Paulo
Fumaça de incêndios encobre o céu de São Paulo. Foto: reprodução

Para esta semana, o Inmet emitiu um alerta para uma nova onda de calor, com temperaturas previstas para ficarem até 5ºC acima da média histórica nos próximos dias.

O alerta de calor extremo afeta estados como Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, além do sul de Minas Gerais e o norte do Rio Grande do Sul. O aviso, iniciado na terça-feira, deve se estender por dois a três dias, e algumas cidades podem registrar temperaturas acima dos 40ºC, agravadas pela baixa umidade.

Artigo Anterior

Aplicação de Pagamento Consegue Marca Histórica com Mais de 227 Milhões de Operações em 24 Horas

Próximo Artigo

Países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico registram diminuição no percentual de jovens desistentes da escola

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!