A marca Sebrae consolidou-se como uma das mais valiosas do Brasil, atingindo o valor recorde de R$ 33,9 bilhões. Sob a liderança do presidente Décio Lima, o Sebrae registrou o crescimento impressionante de 346%, saltando de R$ 7,6 bilhões para o patamar atual, segundo dados de pesquisa conduzida pelo Instituto Ipsos. A valorização reflete o compromisso do Sebrae com o desenvolvimento e o sucesso dos pequenos negócios no país.

A notável ascensão posicionaria o Sebrae, caso atuasse no mercado de capitais, da 13ª para a 4ª marca mais valiosa do país no mesmo período, conforme comparativo com o Ranking TM20. “Este resultado se apresenta no mesmo momento em que o empreendedorismo se consolida no país. Ao longo dos anos, o empreendedorismo vem recebendo impacto de uma série de marcos regulatórios que permitiram que os pequenos negócios sobrevivam e possam atuar com menos burocracia. Esses marcos incluem a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o Microempreender Individual, o Simples Nacional e mais recentemente, o ministério voltado à temática, tornando o empreendedorismo uma política de Estado permanente”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Leia mais: Dados positivos da economia refletem acertos do governo Lula, destacam senadores

Pesquisa “Valor de Marca Sebrae 2025” detalha impacto

Realizada entre janeiro e fevereiro deste ano pelo Instituto Ipsos, a pesquisa “Valor de Marca Sebrae 2025” – promovida desde 2009 – ouviu 6 mil Microempreendedores Individuais (MEI) e donos de Micro e Pequenas Empresas (MPE) de todas as regiões do Brasil. O estudo, estruturado em quatro etapas (diagnóstico inicial, pesquisa com clientes, análise financeira e relatório final), buscou mensurar objetivamente a importância da marca Sebrae nos resultados das empresas, especialmente no que tange a faturamento e lucro.

O crescimento de 346% apresentado no relatório resulta do aumento de pequenos negócios no Brasil, da ampliação da base de clientes Sebrae e da sua contribuição para ampliar o faturamento e a lucratividade, analisa o presidente da instituição, Décio Lima.

Leia mais: Governo Lula firma novas parcerias para fortalecer o Programa Mulher Cidadã

“Esse resultado reforça o relacionamento próximo e sólido que construímos com os empreendedores, visando a entrega de valor e o sucesso dos pequenos negócios, permitindo a geração de emprego e renda. O Sebrae ajudou a criar o MEI, mas agora, pela primeira vez, nesses poucos mais de 15 anos está trabalhando e apoiando projetos e programas que estão melhorando a vida desses empreendedores e empreendedoras”, afirma Lima.

Da Redação, com Assessoria do Sebrae

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 09/06/2025