Com o objetivo de apresentar a riqueza cultural, as belezas naturais e os cartões-postais do país, a 8ª edição do Salão do Turismo reúne as melhores experiências turísticas do Brasil, a partir desta quinta-feira (8) até domingo (11), na cidade do Rio de Janeiro. Realização do Sebrae em parceria com o Ministério do Turismo e como o governo do estado, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), o Salão do Turismo é a maior vitrine do setor e contribui para consolidar o Programa de Regionalização do Turismo.

O programa voltado para o desenvolvimento do turismo e a estruturação de produtos tem o desafio de posicionar os destinos e roteiros turísticos no mercado nacional e internacional. Dividido por regiões, o Salão vai apresentar as principais tendências turísticas de Norte a Sul do país. É esperado um público de mais de 100 mil pessoas nos quatro dias.

“O Salão de Turismo é um momento em que a gente mostra toda a oferta turística brasileira. O turismo está mais organizado e profissionalizado. Além disso, as pessoas têm buscado experiências turísticas e um turismo mais sustentável e com qualidade”, explica a analista do Sebrae Germana Magalhães

Artesanato, ecoturismo, turismo de base comunitária, produção rural e gastronomia típica dos estados são algumas das temáticas que ganharão destaque na edição deste ano. Segundo Germana, os destinos estão sendo organizados cada vez mais para qualificar a oferta e os serviços turísticos. “Hoje, você chega em uma praia e tem muito mais opções do que fazer. Ao visitar os lugares, há estímulos diversos, como festivais, visitas a produções associadas, ambiente rural. A integração da oferta rural com a oferta natural tem aumentado bastante”, destaca a analista.

O Salão do Turismo será totalmente gratuito. Para participar e ter acesso a toda a programação do evento, basta se inscrever no site do Sympla.

No ambiente de encontro de negócios, por exemplo, 17 experiências serão levadas para os operadores de comercialização internacional. Já no palco, o público da feira vai poder conhecer 60 experiências turísticas.

“Vamos ter esses empresários apresentando os roteiros para o público, inclusive com informações de venda. Se um visitante da feira tiver interesse em comprar aquele passeio ou viagem, ele vai poder falar diretamente com o empresário que comercializa aquela experiência. No palco, teremos empresários de todos os segmentos: povos indígenas, quilombolas, fazendeiros de café, produtores de cachaça, empresários de atividades náuticas, de tudo um pouco”, conta Germana.

Confira a programação :

  • ESTANDE INSTITUCIONAL – Serão apresentados os programas relevantes para o desenvolvimento dos destinos turísticos, como o Turismo Futuro Brasil (realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID), Agentes de Roteiros Turísticos e o Cidade Empreendedora. A ação de Experiência da Marca será uma jornada sensorial dividida em três fases, de modo que o público possa passar por esses três programas, com experiências relacionadas aos destinos destacados.
  • ESPAÇO DO ARTESANATO NO VITRINE BRASIL – Espaço destinado à comercialização do artesanato brasileiro de 21 unidades da Federação de todas as regiões do país, contando com cerca de 200 artesãos. Em destaque, os resultados positivos de comercialização na edição do ano passado.
  • CRAB – Espaço de 200m² dedicado à promoção do CRAB enquanto Polo de Referência e de conhecimento, além de ponto turístico, replicando ações de destaque do Centro, como o CRAB Educativo, CRAB Web e uma versão reduzida da exposição “Solo Criativo”.
  • ARENA DE EXPERIÊNCIAS BRASIL – Constituída de um palco onde serão apresentados, durante os 4 dias do evento, 60 produtos ou roteiros turísticos estruturados pelos projetos de turismo dos Sebrae nos estados, com a participação dos agentes de roteiros turísticos.
  • ENCONTRO DE NEGÓCIOS – Em parceria com a Embratur, serão realizados dois encontros de negócios na sexta-feira (09/08):
    1) 1ª Rodada – 10h – 12h: 34 DMCs com os 23 representantes comerciais das 17 rotas e roteiros de experiências indicados pelo SEBRAE UF e selecionados pelo comitê de organização do encontro.
    2) 2ª Rodada – 13h – 16h: 24 Operadores internacionais da América do Sul com os 34 DMCs.

 

Com: Agência Sebrae

 

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Última Atualização: 07/08/2024