Com o aplicativo à beira do banimento nos EUA, Xiaohongshu lidera downloads no iPhone, seguido por Lemon8, mostrando que os apps chineses ainda dominam o cenário digital


Um par de aplicativos chineses, Xiaohongshu e Lemon8, assumiram as duas primeiras posições nos rankings de downloads do iPhone da Apple nos EUA, à medida que os usuários buscam alternativas ao TikTok diante de uma proibição iminente.

O TikTok, da ByteDance Ltd., enfrenta um prazo até 19 de janeiro para encontrar um comprador nos EUA e continuar operando no país. A Suprema Corte sinalizou que é improvável que se oponha à lei que impõe essa condição. Caso o presidente eleito Donald Trump não reverta a política ou a ByteDance venda sua operação nos EUA, o TikTok estará em violação da lei em uma semana, desencadeando a busca por substitutos.

Xiaohongshu, o equivalente mais próximo da China ao Instagram, combina fotos, vídeos e atualizações de vida com um crescente foco em e-commerce ao vivo. Esta semana, tornou-se o aplicativo gratuito mais baixado no iOS e entrou no top 10 da loja Google Play, da Alphabet Inc., pela primeira vez. Muitos novos usuários se autodenominaram “refugiados do TikTok” ao aderirem.

Xiaohongshu é considerado uma espécie de “Instagram” da China / Reprodução

Fundado em 2013 em Xangai, Xiaohongshu é amplamente utilizado por comunidades de língua chinesa no exterior e possui uma versão em inglês. Sua popularidade nas redes sociais chinesas inspirou a criação de alternativas como o Lemon8, um concorrente similar desenvolvido pela ByteDance. Os downloads do Lemon8 no iOS e Android triplicaram na última semana, segundo dados da Sensor Tower, e o aplicativo chegou a ser o mais baixado no iPhone na segunda-feira.

“Os principais beneficiados com o tráfego gerado pela proibição do TikTok ainda são aplicativos chineses”, escreveu Allen Zhu, diretor-gerente da GSR Ventures, no WeChat, compartilhando uma captura de tela do ranking de downloads da App Store nos EUA.

Uma onda de novos conteúdos em inglês e usuários surgiu no Xiaohongshu nesta semana, com a hashtag #tiktokrefugee alcançando mais de 25 milhões de visualizações.

Em um vídeo popular, uma criadora convocou todos os migrantes do TikTok a fazerem a transição para o Xiaohongshu, dizendo que já estava se adaptando bem ao novo aplicativo. Outra usuária utilizou um tradutor de IA para gravar uma mensagem em mandarim afirmando que “os americanos apoiam mais os chineses do que vocês imaginam.” Outros recém-chegados brincaram dizendo que sentiriam falta de seu “espião chinês” quando o TikTok fosse encerrado nos EUA, recebendo comentários solidários de usuários chineses.

Junto com a ByteDance, sediada em Pequim, o Xiaohongshu é uma das poucas grandes startups unicórnios chinesas que ainda não estrearam na bolsa de valores. Apoiado pelo Alibaba Group Holding Ltd. e pela Hongshan, o aplicativo está no caminho para dobrar seu lucro líquido, ultrapassando US$ 1 bilhão em 2024, segundo a Bloomberg News.

Com informações de Bloomberg*

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 14/01/2025