
A Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu, nesta sexta-feira (21), um mandado de busca e apreensão na residência de um homem investigado por integrar um grupo nazista em Joinville, a cidade mais populosa do estado. Durante a operação, os agentes encontraram uma foto do suspeito realizando uma saudação nazista ao lado de uma suástica, além de outros símbolos associados ao extremismo. Com informações do g1.
Entre os itens apreendidos estava uma bandeira dos Estados Confederados do Sul dos Estados Unidos, com as siglas dos estados SC, PR e RS e a palavra “Sul” inscrita. O objeto estava pendurado próximo à entrada da casa. O suspeito, que não foi preso, tem cerca de 40 anos, é natural de Joinville e trabalha como jardineiro.
Segundo o delegado Diego Azevedo, responsável pela investigação na Delegacia de Repressão ao Racismo e Delitos de Intolerância (DRRDI/DEIC), há indícios de que o homem seja um dos líderes do grupo. “O inquérito pode evoluir para um grupo criminoso e o ideal é angariar mais provas”, afirmou o delegado. Mais detalhes não foram divulgados para não comprometer as investigações.
Em Joinville (SC), a Polícia Civil encontrou símbolos nazistas na casa de um homem alvo de um mandado de busca e apreensão. Ele é suspeito de ser um dos líderes de um grupo que faz apologia ao nazismo. Em outro caso de suposta apologia ao nazismo no Brasil, um universitário está… pic.twitter.com/EMSZwUEN20
— GloboNews (@GloboNews) February 21, 2025
A investigação teve início em meados de 2024, após uma denúncia da Comissão da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC). A OAB relatou a existência de células neonazistas no estado e destacou que mais de 320 grupos foram identificados entre 2021 e 2022.
Em nota à imprensa, a Polícia Civil ressaltou que a bandeira confederada tem sido amplamente utilizada por organizações supremacistas e neonazistas em todo o mundo, inclusive no Brasil. Desde 2022, diversas operações têm sido realizadas em Santa Catarina para desarticular essas redes de extremismo.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line