A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou, na quinta-feira (12), o início de uma mobilização nacional contra a dengue. Em entrevista ao programa ‘Bom Dia, ministra’, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Nísia informou que o ponto alto desse esforço será o Dia D, em 14 de dezembro, quando agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, devidamente uniformizados e identificados, farão visitas a residências em todo o país.
A ministra observa que “as mudanças climáticas ampliaram o raio de alcance da dengue e de outras doenças causadas pelo Aedes aegypti”. Por isso ressaltou a necessidade de conscientizar a sociedade sobre a importância de medidas simples para conter a proliferação do mosquito, principal transmissor da doença.
Leia mais:
“A estratégia de enfrentamento à dengue precisa ter dimensão global, com reforço à colaboração mútua entre as autoridades tanto para a prevenção como para a conscientização”, acrescentou a ministra. Ela também chamou a atenção para a necessidade de que sejam ampliadas as redes colaborativas, uma vez que a doença tem avançado para regiões e países onde, até então, não havia registro, como o Sul do Brasil e o Uruguai.
O dia D do combate à dengue
Desenvolvido de forma global, o plano busca unir governo federal, estados, municípios e a população no combate à dengue, zica e chikungunya transmitidas pelo Aedes aegypti. “Quero convidar a todos para se somarem aos esforços, mas cada um pode fazer o ‘Dia D’ na sua comunidade buscando sempre o reforço dos nossos profissionais”, reforçou Nísia.
A ministra Nísia Trindade também falou sobre o desenvolvimento e uso de tecnologias no combate à dengue. Apesar de ainda não haver um plano nacional, ela explica que alguns estados e municípios já adotam essas ações tecnológicas para o controle do mosquito transmissor, com apoio do ministério da Saúde.
“Devido ao acúmulo de lixo urbano e focos de água em que o mosquito pode proliferar, também lançamos em setembro passado um plano de enfrentamento à dengue”, esclarece a ministra. O foco do planejamento foi a “prevenção e conscientização da população, que é também um ator muito importante para que o êxito seja alcançado”, conclui Nísia.
Tecnologias para o controle do mosquito
A ministra Nísia Trindade reforça que “todo o governo estará envolvido nesta iniciativa, com a participação de governadores e ministros”. E destaca: “nossos secretários do ministério se distribuirão Brasil afora para se somarem aos esforços”
Da Redação