Saúde lança alerta para imunização de atletas e espectadores nos Jogos Olímpicos

O Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica com recomendações sobre a vacinação de atletas e membros de delegações que participarão da Olimpíada e Paralimpíada de Paris 2024, entre julho e setembro.

Entre os imunizantes recomendados estão as doses tríplice viral, tetraviral, DTP, influenza e covid-19.

O Ministério destaca a vacinação como medida mais eficaz para proteger contra doenças imunopreveníveis e mitigar o risco de reintrodução de doenças em controle ou já eliminadas no Brasil, em decorrência do aumento da circulação de agentes infecciosos.

“Para a adoção desta medida, levou-se em conta o aumento do fluxo migratório, a aglomeração de pessoas e o potencial risco de transmissão de doenças e da necessidade de proteger a população-alvo, em decorrência dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em Paris em 2024.”

As doses podem ser administradas em atletas e delegações técnicas olímpicas e paralímpicas em qualquer unidade de vacinação.

Viajantes

Outra nota técnica publicada pelo ministério trata de alerta de vacinação para população residente no Brasil e que vai se deslocar para outros países – inclusive para viajantes que vão assistir aos jogos em Paris.

O documento traça o cenário epidemiológico, na Europa e nos Estados Unidos, de doenças como sarampo, coqueluche, influenza, covid-19 e poliomielite.

A pasta também divulgou orientações em caso de sintomas apresentados durante o período das olimpíadas e paralimpíadas.

“Recomenda-se aos viajantes que apresentarem sinais e sintomas característicos das doenças citadas que procurem imediatamente o atendimento de saúde no local do destino e, sobretudo, ao retornar ao Brasil.”

Coqueluche

Em maio, a União Europeia reportou um aumento de infecções por coqueluche em pelo menos 17 países, com mais 32.037 casos notificados entre 1º de janeiro e 31 de março. Já o Centro de Prevenção e Controle de Doenças da China informou que, em 2024, foram notificados no país 32.380 casos e 13 óbitos provocados pela doença.

Agência Brasil

Artigo Anterior

CNEN localiza última parcela de material radioativo roubado em São Paulo

Próximo Artigo

Comunidade indígena da Amazônia sediará evento internacional de competição

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!