*Ana Paula Lima

A saúde é um pilar fundamental para o bem-estar da população. No governo, os resultados demonstram que o setor trouxe soluções e eficiência significativa para o povo brasileiro. A prioridade é o cuidado com as pessoas, suas necessidades e prioridades. Para isso, a Ciência, a pesquisa e a inovação tecnológica são estratégias fundamentais para resolver os problemas do Brasil. Essas medidas garantem que as necessidades de saúde de cada região sejam contempladas de forma integrada e democrática.

A saúde é um organismo complexo que exige trabalho em várias frentes. Foi com essa estratégia que os pontos fracos estão sendo eliminados. Exemplos vêm de entregas e investimentos. O Brasil entregou 598 novas ambulâncias em 2024, reforçando o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), que é referência no mundo como um sistema eficaz.

Houve avanços na vacinação contra o HPV, com um aumento de 40% nas doses aplicadas. O desafio atual é atingir 90% de cobertura entre meninos e meninas. O Brasil pode acompanhar a parceria do Ministério da Saúde com o Conselho Federal de Enfermagem. As entregas não pararam por aí. Foi anunciado o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), a primeira diretriz específica para o câncer de mama.

O Ministério da Saúde dobrou o número de cirurgias de reconstrução mamária realizadas pelo SUS, atendendo uma das maiores demandas de pacientes oncológicos. O Brasil é o único país da América Latina a ter o registro nominal de vacinação, com informações ligadas ao Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Em 2024, o Novo PAC Saúde promoveu avanços significativos na atenção básica em todo o Brasil, com a viabilização de 1,8 mil unidades que beneficiarão mais de 1,5 mil municípios e proporcionarão cuidados médicos essenciais para cerca de 8,6 milhões de pessoas em 26 estados.

O trabalho também avançou no Congresso Nacional. O projeto de Lei da Vacina Contra Herpes Zoster, de minha autoria, foi aprovado na Comissão de Saúde que inclui a vacina contra o vírus do Herpes Zoster no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Todo este cuidado se espalhou pelo país, mas vale destacar alguns dados do meu estado de Santa Catarina, que recebeu, somente em 2024, quase 40 novas ambulâncias; 50 mil doses da vacina Serum, novo imunizante contra a Covid-19.

A saúde hoje é um vínculo com a população, com profissionalismo e acolhimento em todos os cantos do país. Em 2024, a saúde teve mais investimentos, ações e conquistas para garantir ao povo brasileiro o seu direito à saúde e ao bem viver.

* Ana Paula Lima é deputada federal (PT-SC), vice-líder do governo e secretária da Primeira Infância, Infância e Juventude da Câmara dos Deputados.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 21/12/2024