São Paulo tem dia mais frio do ano; afinal, já nevou na cidade?

Painel na Avenida Paulista marca 6ºC durante madrugada gelada em São Paulo – Foto: Reprodução

A cidade de São Paulo teve nesta quarta-feira (25) a menor temperatura do ano, com média de 6ºC, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). Em Parelheiros, zona sul, a mínima chegou a -0,3ºC. Desde o domingo (22), a Defesa Civil mantém estado de alerta para o frio. A queda nas temperaturas está relacionada à passagem de um ciclone extratropical no litoral sul.

A previsão indica que o frio começa a perder força a partir de quinta-feira (26), com mínima de 11ºC e máxima de 24ºC. Apesar disso, bairros mais distantes do centro ainda devem registrar temperaturas mais baixas. Na sexta-feira (27), uma nova frente fria deve trazer aumento na umidade e mínimas em torno dos 15ºC.

No interior do estado, os termômetros também marcaram temperaturas baixas. Em Itapeva e no Vale do Ribeira, as mínimas ficaram em 3ºC, enquanto a Serra da Mantiqueira registrou 4ºC. A Defesa Civil alerta para ventos fortes e possibilidade de chuva em várias regiões, incluindo o litoral, a Grande São Paulo e cidades do interior.

Afinal, já nevou em São Paulo?

Em momentos de frio extremo como o atual, a história registrou um dos episódios mais marcantes do clima paulistano: o inverno de 1918. Na manhã de 25 de junho daquele ano, São Paulo atingiu impressionantes -3ºC. Embora muitos tenham acreditado que havia nevado, os registros mostram que se tratava de uma intensa geada, que cobriu a cidade de branco.

Observatório Meteorológico de São Paulo, responsável por medir as temperaturas durante o inverno rigoroso de 1918 – Foto: Reprodução/Estadão/Acervo

Em 26 de junho de 1918, jornais da cidade noticiaram que o gelo chegou a três centímetros nas várzeas do Tietê. Na região das Perdizes, houve formação de uma camada de um centímetro de espessura.

O interior também foi impactado. Diversas lavouras de café, algodão, cana e mamona foram destruídas, gerando prejuízos significativos.

Moradores dessas regiões declararam ter ocorrido um “verdadeiro pânico entre os lavradores”, com perdas que atingiram até grandes produtores.

Artigo Anterior

Câmara derruba aumento do IOF e impõe derrota ao governo Lula em votação-relâmpago

Próximo Artigo

Senado aprova aumento no número de deputados federais; gasto extra pode chegar a R$ 95 milhões por ano

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!