O deputado federal Paulo Henrique (PSB) disputa a eleição para a prefeitura de São Luís (MA) ao lado de Jéssica Silva (PT), vice na chapa. A campanha é embalada por uma ampla aliança de 12 partidos.
Hélio Silva Paulo Henrique tem 37 anos, e é formado em Direito. Durante o governo de Flávio Dino, foi presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Em 2018 se elegeu deputado estadual e, em 2022, deputado federal.
Jéssica Silva é a primeira vereadora quilombola da história da Câmara de Vereadores de São Luís e sua trajetória é marcada pela luta sindical e pela defesa dos direitos das mulheres negras, quilombolas, e de religiões de matriz africana.
Paulo Henrique conta com o apoio do presidente Lula para o pleito e já destacou a importância da aliança com o PT para sua candidatura. Entre outros apoiadores da candidatura estão o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), o vice-governador, Felipe Camarão (PT) – coordenador da campanha – e a senadora Eliziane Gama (PSD).
“Em nossa cidade, os reais problemas de ontem continuam sendo os problemas de hoje. Por essa razão, eu hoje construí essa frente ampla, com todos os partidos, com ideologias completamente diferentes, por vezes sem nunca ter sentado para conversar”, declarou o candidato durante a convenção do PSB.
“Essa frente ampla tem as condições necessárias para reduzir os problemas na saúde, melhorar o transporte público e garantir, pela primeira vez na história, um prefeito que trabalhe todo o dia, não só em época de eleição, em parceria com o governo do estado, com o presidente Lula, com o governo federal, em parceria e harmonia com a Câmara Municipal, para garantir mais respeito, para garantir mais direitos”, acrescentou.
Leia mais: Eleições 2024: Time do Lula entra na disputa para mudar as cidades do Brasil
Plano de governo
Entre as principais propostas do plano de governo para a prefeitura de São Luís, Paulo Henrique quer zerar a fila da Saúde, descentralizar a marcação de exames e consultas, ampliar a oferta de consultas nos Centros de Especialidade e credenciar hospitais da rede privada, por meio da isenção de impostos para realizar consultas e construir o Hospital dos Olhos.
Outra proposta é transformar terminais de integração em shoppings de serviço, com atendimento médico de serviços de cidadania, creches para facilitar o acesso à educação infantil, dando continuidade ao projeto que teve início na sua gestão enquanto presidente do Procon, quando Paulo Henrique reformou os terminais de integração do São Cristóvão e do Distrito Industrial.
Além disso, o Projeto Mãe Coruja, com acompanhamento especializado e acesso a exames essenciais, além de uma série de medidas para garantir um pré-natal de qualidade para a saúde da mulher e do bebê; e a implementação do passe livre estudantil para todos os alunos e alunas da rede municipal de ensino de São Luís.
Leia Mais: “Preparados para vencer”: Focus Brasil #154 destaca força do PT para eleições municipais
Paulo Henrique acredita que a união de diversas ideologias em torno de sua candidatura pode determinar uma gestão inteligente e com serviços públicos eficientes nas áreas da saúde, da educação, na garantia do acesso aos direitos, em especial à inclusão. “Vamos lutar por uma São Luís com oportunidade para todos”, afirmou.
Biografias
Natural do Rio de Janeiro, Paulo Henrique é formado em direito pela Universidade Ceuma, pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Doutor em Direito Constitucional pelo IDP.
Em 2018, ele foi o deputado estadual mais votado da história de São Luís, e conseguiu aprovar 98 leis na Assembleia Legislativa. Antes disso, entre 2015 e 2018, atuava como presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA).
Paulo Henrique licenciou-se do seu primeiro mandato de deputado federal pelo Maranhão para concorrer à Prefeitura de São Luís.
Creuzamar de Pinho, líder quilombola e vereadora de São Luís
Mulher negra, quilombola e integrante da Rede de Mulheres Negras do Maranhão (REMNEGRA), Creuzamar de Pinho tem uma trajetória marcada pelo ativismo nos movimentos sociais, na luta sindical e, especialmente, na promoção de direitos das mulheres pretas, quilombolas e de religiões de matriz africana.
Ao longo da sua trajetória política e de militância, destacou-se especialmente no apoio a movimentos sociais e na construção e fundação de organizações comunitárias e espaços importantes para a cidade de São Luís e para o Maranhão. Destacam-se o Grupo de Mulheres Negras Maria Firmina dos Reis, a Cooperativa Habitacional Zumbi dos Palmares, o Centro Educacional e Profissional do Coroadinho e a União por Moradia Popular do Maranhão.
Essas iniciativas, como o Grupo de Mulheres Negras Maria Firmina dos Reis e a Cooperativa Habitacional Zumbi dos Palmares têm um papel fundamental e profundo na promoção da igualdade, justiça social e o desenvolvimento comunitário.
Assistente Social de formação, Creuzamar foi Secretária Adjunta de Estado de Direitos Humanos e Popular do Estado do Maranhão e já atuou como Conselheira Municipal, Estadual e Nacional dos Conselhos das Cidades; Conselheira Estadual da Mulher, dos Direitos Humanos e da Política de Igualdade Étnico-Racial do Maranhão.
Como vereadora de São Luís, ela exerceu um mandato parlamentar coletivo, criando mecanismos de participação popular, como escutas e plenárias nas comunidades, para efetivação de proposições parlamentares e projetos de lei.
Creuzamar de Pinho também luta para pautar projetos e diálogos que reflitam mudanças reais em torno de uma cidade antirracista, antifascista, antimachista, inclusiva, participativa e socialmente justa.
Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.
Da Redação