Após quase uma década, os sindicatos da região do ABC voltam a organizar uma edição regional do Dia do Trabalhador. Com o tema “1º de Maio no ABC: 100 anos de lutas e conquistas“, o evento será realizado daqui a duas semanas, na quinta-feira (1º), no Paço Municipal de São Bernardo do Campo, e contará com uma ampla programação cultural, além de pautas sociais e trabalhistas.
Das 10h às 18h, o público poderá acompanhar apresentações de artistas como Belo, MC Hariel, Pixote e Tiee, entre outras atrações. A entrada é solidária, com a doação de 2kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Fundo de Solidariedade do município e a entidades da região.
Organizado por sindicatos da região, o evento marca o centenário da instituição do Dia do Trabalhador no Brasil — oficializado em 1925 — e pretende resgatar o caráter popular, político e cultural da data.
Segundo Wellington Messias Damasceno, diretor administrativo e financeiro do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o ato será uma oportunidade para reforçar a importância histórica da mobilização trabalhista.
“É simbólico retomar o 1º de Maio no ABC neste ano que celebramos o centenário desta data tão simbólica para os trabalhadores no Brasil. Vamos unir os sindicatos da região com nossas pautas de luta e shows que celebram a cultura e diversidade da classe trabalhadora”.
Além da programação cultural, o evento também apresenta uma pauta unificada de reivindicações da classe trabalhadora do ABC, que inclui:
- Isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil;
- Isenção do IR sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR);
- Redução da jornada de trabalho sem redução salarial e fim da escala 6×1;
- Redução da taxa de juros.
Serviço
Evento: 1º de Maio no ABC: 100 anos de lutas e conquistas
Data: Quinta-feira, 1º de maio de 2025
Horário: Das 10h às 18h
Local: Paço Municipal de São Bernardo – Praça Samuel Sabatini, S/N – Centro
Entrada: 2kg de alimento não perecível
Leia também: