Salvador recebe feira de produtos naturais, promovendo bem-estar e desenvolvimento sustentável

Foto: André Frutuôso – Ascom/CAR

Um espaço que combina saúde, sabor e compromisso com o meio ambiente promete atrair olhares e paladares no Parque Costa Azul, em Salvador, durante a 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece de 11 a 15 de dezembro. A Feira de Produtos Orgânicos Agroecológicos Certificados será o ponto de encontro para quem busca alimentos saudáveis e produzidos com respeito à natureza.

Imagine passear por um espaço vibrante, repleto de frutas frescas, verduras, hortaliças e produtos agroindustrializados como café, cachaça e chocolate orgânicos. Cada item à venda é certificado pelo Sistema Participativo de Garantia (SPG) da Bahia, credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o que garante qualidade, procedência e respeito ao meio ambiente. Tudo isso em um ambiente que celebra a vida no campo e a riqueza da agricultura familiar baiana.

A Feira é organizada pela Rede de Agroecologia Povos da Mata, que reúne agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades quilombolas e povos indígenas, consumidores e técnicos. A certificação dos produtos e das unidades produtivas é feita pelo Organismo Participativo da Avaliação da Conformidade Orgânica (Opac), garantindo qualidade e autenticidade.

Luciana Silva, representante da Rede de Agroecologia Povos da Mata, celebra a evolução da iniciativa. “Ano passado, tivemos uma experiência única, com 21 agricultores e agroindústrias certificados, demonstrando que na Bahia existe produção orgânica certificada em alto nível. Este ano, ampliamos a participação, com 33 agricultores e agroindústrias presentes. Nossa expectativa é que seja ainda melhor, pois a parceria cresce e se fortalece a cada ano”, afirma.

Luciana também destaca o compromisso com preços acessíveis e transparência. “Os visitantes vão ver que os produtos têm um preço justo para quem produz e justo para quem compra. Não é o certificado que determina que aquele produto é mais caro e sim o controle social que a gente faz, seguindo princípios agroecológicos bem estabelecidos”, explica.

Muito mais para explorar

Além da Feira de Produtos Orgânicos Agroecológicos Certificados, a 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar contará com atrações diversas, como praças gastronômicas com pratos típicos, shows gratuitos de artistas consagrados, espaço infantil e a comercialização de mais de 4 mil produtos da agricultura familiar. A programação também inclui a III Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária e a valorização de comunidades quilombolas e indígenas, consolidando o evento como um dos maiores do setor no Brasil.

Artigo Anterior

Agricultura intensiva e desmatamento colocam o planeta em risco de colapso, alerta Organização das Nações Unidas

Próximo Artigo

Presidente da Síria acusa de planejar mudanças territoriais no Oriente Médio após ataque rebelde

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!