Quando os eleitores são informados de que Ana Suplicy (PT) será candidata a vice-prefeita de João Boulos (PSOL), a intenção de votos no segundo turno da chapa passa de 36% para 46%. Enquanto isso, ao ser informado de que o coronel Ricardo Mello (PL), apontado por Jair Bolsonaro, será o vice de Ricardo Nunes (MDB), a intenção de votos da chapa cai de 43% para 36%.
Os dados são de pesquisa da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais, registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob número SP-04746/2024 e divulgada nesta quinta (25). A instituição é a mais antiga e uma das mais importantes escolas de Ciências Sociais do país, criada há 91 anos.
Nunes tem 43% e Boulos, 36%, no segundo turno se o eleitorado não é informado sobre os padrinhos ou os candidatos à vice em suas chapas.
O apoio explícito de Bolsonaro leva o prefeito Ricardo Nunes a cair de 43% para 38% nas intenções de voto num possível segundo turno da eleição municipal de São Paulo. Enquanto isso, o apoio de Lula (PT) leva o deputado Boulos a ir de 36% para 46%.
Ou seja, a ex-prefeita na vice importa para Boulos tanto quanto Lula porque são os mesmos dez pontos de crescimento.
A entrada do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) não muda o cenário, fazendo com o que o prefeito vá de 43% para 38%. Segundo a pesquisa, Tarcísio (26%) conta com rejeição menor em São Paulo que a de Lula (34%), enquanto Bolsonaro aponta 54%.
Em seu cenário principal, a pesquisa de primeiro turno mostra que Boulos (26%) e Nunes (22%) estão empatados tecnicamente, seguidos pelo apresentador José Luiz Datena (PSDB) e o empresário Pablo Marçal (PRTB), também tecnicamente empatados, com 12% e 11%, respectivamente. Na sequência, os deputados Tábata Amaral (PSB), com 5%, e Kim Kataguiri (União Brasil), com 3%, e Marina Helena (Novo), com 2%.
Publicado originalmente na coluna do autor no UOL
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link