Aconteceu nesta quinta (8) a primeira mesa de negociação da Campanha Salarial 2025/2026 na Sabesp. E o resultado já trouxe um avanço importante: a empresa confirmou, após cobrança do Sintaema, a manutenção da data-base para efeito de negociação na campanha 2025/2026.

Durante sua participação na reunião a direção do Sintaema citou as lutas que a categoria tem travado no momento, com destaque para a mudança do Plano de Saúde, escala de trabalho, plantões, segurança, infraestrutura e horas-extras. E destacou que frente a essa realidade a categoria, junto com o Sindicato, se organiza para construir uma campanha em mesa, com o espírito de nenhum direito a menos.

O Sindicato também alertou para o contexto delicado da negociação, marcado pela concretização da privatização da empresa e o processo de reestruturação que tem imposto mudanças de estrutura, fusões de setores e demissões – 2.039 aderiram ao PDV da Sabesp.

“A Sabesp indicou um número de contratações que está muito aquém do que é necessário para garantir segurança para a categoria e mesmo dar conta do próprio planejamento da empresa somente para esse ano. Mesmo diante desse cenário, no qual o Sindicato atua de forma diuturna, sempre na defesa dos direitos da classe trabalhadora e de melhores condições de trabalho, o Sindicato seguirá firme na campanha salarial sempre com o entendimento de que a regra de ouro são os direitos da categoria e que a Sabesp tem saúde financeira e pode – na verdade deve – reconhecer o trabalho dos seus profissionais com valorização salarial real, benefícios justos, mais contratações e mais segurança nas unidades”, destacou a direção durante a negociação.

Nesta primeira rodada de negociação, além da valorização real em salários e benefícios, a direção do Sintaema também cobrou:

  1. Ampliar o número de contratações em todas as áreas;
  2. A recomposição das perdas da cesta básica, fortemente impactada pela inflação;
  3. Medidas urgentes contra a insegurança, EPIs, furtos e roubos nas unidades;
  4. Garantia de um plano de saúde, que corresponda ao que a categoria merece.

“Estamos rodando o estado e por onde passamos, ouvimos a mesma toada da categoria: muita insegurança, desmonte, sobrecarga, jornadas extenuantes e a não compensação dessa jornada com o pagamento das horas extras. Nossa luta não é apenas para garantir a melhoria das cláusulas econômicas nestas campanha salarial, é também reforçar a ação do Sintaema em defesa das condições de trabalho, com mais segurança e por qualidade de vida para o trabalhador e trabalhadora do saneamento e meio ambiente”, reforçou Faggian.

Para debater com a categoria essa primeira rodada de negociação da Sabesp em assembleia virtual no próximo dia 13 de maio, 18h. Para participar, inscreva-se no link abaixo.

INSCREVA-SE AQUI!

📅 Calendário de Negociação:

  • 2ª reunião: 13 de maio, 10h
  • 3ª reunião:  15 de maio, 10h

O Sintaema seguirá informando cada passo da negociação. A luta é coletiva, e só com mobilização e unidade garantiremos conquistas reais para a categoria!

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 08/05/2025