Defesas aéreas russas interceptaram 121 drones ucranianos durante a noite, com ataques atingindo 13 regiões, incluindo Moscou e áreas próximas à fronteira com a Ucrânia


As defesas aéreas russas repeliu um ataque massivo de drones ucranianos durante a noite, interceptando e destruindo 121 drones que tinham como alvo 13 regiões, incluindo Moscou, informou o Ministério da Defesa da Rússia nesta sexta-feira (24), sem mencionar vítimas ou danos.

O ministério afirmou que seis drones foram destruídos na região de Moscou e um na capital, enquanto outros drones atacaram outras regiões, incluindo aquelas que fazem fronteira com a Ucrânia e Kursk, onde tropas ucranianas mantêm uma área de território, apesar dos esforços russos para expulsá-las.

A Reuters não conseguiu confirmar esses relatos.

Pavel Malkov, governador da região de Ryazan, disse no Telegram que os serviços de emergência estavam lidando com as consequências de um ataque aéreo. Ele acrescentou que as equipes de emergência apagaram um incêndio causado por destroços de um drone que danificaram uma casa.

Mídia social/via REUTERS

Vinte drones também teriam como alvo a região de Ryazan, a sudeste de Moscou, segundo o ministério, e canais no Telegram postaram vídeos não verificados do que blogueiros descreveram como grandes incêndios na cidade. Eles disseram que um depósito de petróleo e uma usina de energia foram atingidos.

O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, disse no início da manhã de sexta-feira que as defesas aéreas interceptaram ataques de drones ucranianos em quatro locais ao redor da capital russa.

Sobyanin, escrevendo no Telegram, afirmou que as defesas aéreas a sudeste da capital, em Kolomna e Ramenskoye, repeliram drones “inimigos”, sem especificar quantos.

O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin / Sputnik/Valeriy Sharifulin

“No local onde os fragmentos caíram, não houve danos ou vítimas,” escreveu Sobyanin. “Equipes de emergência especializadas estão no local.”

Sobyanin disse que dois drones que se dirigiam para Moscou foram abatidos pelas defesas aéreas em Podolsk, ao sul da capital, e relatou um único drone derrubado em Troitsky, a sudoeste da capital, e em Shchyolkovo, a nordeste.

Agências de notícias russas citaram a Rosaviatsiya, agência federal de aviação, afirmando que dois aeroportos de Moscou, Vnukovo e Domodedovo, estavam operando normalmente após suspenderem as operações por um tempo. Seis voos foram redirecionados para outros aeroportos.

Na cidade de Kursk, o prefeito Igor Kutsak disse que o ataque noturno danificou linhas de energia e cortou a eletricidade em um distrito da cidade.

O comunicado do Ministério da Defesa afirmou que drones também foram destruídos sobre as regiões fronteiriças de Bryansk e Belgorod, além da Península da Crimeia, anexada pela Rússia. O ministério disse que as regiões de Saratov, Rostov, Voronezh, Tula, Oryol e Lipetsk também foram alvo de ataques.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 24/01/2025