Rússia: EUA planejam uma intervenção política na Geórgia

As eleições ao parlamento da Geórgia se aproximam. Marcadas para ocorrer no dia 26 de outubro, é provável que a maioria do parlamento seja mantida pelo partido Sonho Georgiano, partido que já possui maioria (74 cadeiras próprias mais 13 de partidos aliados) e vem se distanciando dos Estados Unidos e União Europeia e se aproximando da Rússia.

Em março de 2023, os Estados Unidos tentaram uma revolução colorida na Geórgia, ao estilo do que foi feito na Ucrânia em 2014, com o Euromaidan. O estopim foi a tentativa do parlamento georgiano de aprovar uma lei contra ONGs imperialistas. À época, não houve a derrubada do governo, mas a lei não foi aprovada.

Contudo, em abril deste ano, o parlamento da Geórgia colocou a lei novamente em pauta. Então, os EUA realizaram nova tentativa de ‘revolução colorida’. Desta vez, a tentativa golpista foi contida e a legislação contra ONGs imperialistas foi aprovada.

O imperialismo, no entanto, mostra que permanece em sua ofensiva golpista no Cáucaso. O Serviço de Inteligência Estrangeiro Russo (SVR) denuncia que estão preparando um golpe no estilo Euromaidan, que deverá ser desatado durante as eleições de outubro.

Segundo o SVR, os EUA “estão preparando uma revolução colorida”, pois a Casa Branca “está extremamente descontente” com o fato da Geórgia está saindo de sua órbita da dominação imperialista. A agência de inteligência informa que “oposição controlada por Washington continua fragmentada”, e que “no ‘Tbilisi Maidan’, eles planejam revelar ‘evidências de fraude eleitoral’, se recusam a reconhecer os resultados das eleições e exigem uma mudança de poder. As agências de aplicação da lei serão provocadas a usar a força para reprimir os protestos. Ao mesmo tempo, os americanos estão elaborando opções para uma resposta política e econômica ‘derrubadora’ ao uso ‘excessivo’ da força pelas autoridades contra ‘cidadãos pacíficos’”.

É preciso destacar que a política de golpes de Estado no entorno da China e da Rússia está avançando a passos largos nos últimos anos, e ainda mais nos últimos meses. Além das tentativas de golpe na Geórgia houve o golpe de Estado em Bangladexe, tentativas de golpe na Tailândia e na Indonésia, investida golpista em Mianmar, tentativas de golpe na Macedônia (para atingir a Sérvia, aliado da Rússia), e na Eslováquia, que se aproxima da Rússia.

Artigo Anterior

Despesas bélicas arrastam Israel para uma crise sem fim

Próximo Artigo

Força Iraquiana reativa ofensiva contra ocupação estadunidense

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!