Rússia e Máli firmam tratado nuclear para edificar central nuclear

Na terça-feira (3), a empresa russa de energia Rosatom assinou um acordo com o Mali sobre o desenvolvimento de cooperação em energia nuclear e outras áreas. Uma delegação da Rosatom, liderada por Nikolai Spasski, diretor-geral adjunto para relações internacionais, e incluindo Grigori Nazarov, chefe da JSC NovaWind, subsidiária da Rosatom especializada em energia eólica, viajou para o país para se reunirem com o presidente Assimi Goita.

A viagem terminou com a assinatura de três memorandos. Bintou Camara, ministra de energia e recursos hídricos do Mali, assinou um acordo sobre o desenvolvimento de infraestrutura nuclear, enquanto Bourema Kansaie, ministro da educação superior, assinou um memorando sobre a colaboração na formação de pessoal.

Segundo um comunicado de imprensa, também foram realizadas discussões com uma delegação maliana liderada pelo ministro da economia e finanças, Alousseni Sanou. As conversas focaram em projetos de energia solar e exploração geológica. Uma parte significativa das discussões centrou-se no potencial lançamento de um projeto estratégico para a construção de uma usina nuclear de baixa potência projetada pela Rússia no Mali.

“As partes concordaram em continuar mantendo contatos próximos e periodicamente coordenar posições à medida que o trabalho conjunto progride”, informou o serviço de imprensa da Rosatom.

Artigo Anterior

Olympio: uma trajetória de resistência contra a discriminação racial, narrada por Rogério Marques

Próximo Artigo

Operação da Polícia Federal visa desvendar envolvidos em suspeita de fraude relacionada ao cartão de vacinação do presidente Jair Bolsonaro

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!