Rússia detém homem suspeito de assassinar general Igor Kirillov em capital russo

O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) prendeu um homem de 29 anos nesta quarta-feira (18), suspeito de assassinar o general russo Igor Kirillov e seu assistente, Ilya Polikarpov, mortos em uma explosão em Moscou na manhã de terça-feira (17).

A prisão do suspeito foi confirmada pelo Comitê de Investigação do governo russo. O Kremlin acusa a Ucrânia de ter ordenado o crime e classifica a ação do governo de Volodymyr Zelensky como terrorista.

O Comitê de Investigação do governo russo afirmou que o suspeito preso é um homem nascido no Uzbequistão. Ele, que não teve o nome divulgado, confirmou aos investigadores que foi recrutado pelos serviços de inteligência ucranianos.

Segundo o comitê russo, uma bomba foi colocada em uma scooter estacionada perto da entrada de um imóvel residencial. O suspeito confessou ter implantado a bomba.

O artefato continha cerca de 300g de TNT e foi ativado a distância, reportou a agência estatal russa Tass. A explosão, ocorrida quando Kirillov deixava o edifício, danificou a entrada e várias janelas dos apartamentos.

O suspeito confessou que teria sido recrutado por serviços especiais ucranianos, que prometeram um pagamento de US$ 100 mil e uma viagem para a União Europeia, informou a Tass.

O homem foi preso na vila de Chernoye, no distrito de Balashikha, em Moscou, disse a agência de notícias Ria, citando a porta-voz do Ministério do Interior, Irina Volk.

Vestido com um casaco de inverno, o homem disse que foi a Moscou por ordem dos serviços de inteligência da Ucrânia, comprou um patinete elétrico e recebeu um dispositivo explosivo improvisado para realizar o ataque meses depois.

Artigo Anterior

Encontro Sindical dos Países Emergentes ocorrerá em 22 e 23 de abril de 2025, na capital federal brasileira

Próximo Artigo

"O Governo transformou um caso crítico em um sucesso inesperado", afirma especialista em ciência política

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!