Em entrevista à emissora russa Sputnik, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, denunciou a ação criminosa do imperialismo na guerra da Ucrânia. Zakharova disse que “tudo isso é apoiado por Paris — fornecendo armas, fornecendo ajuda financeira, oferecendo apoio político, encorajando [as forças ucranianas] e, claro, nunca as condenando”.

Sobre as entregas dos caças franceses Mirage 2000 à Ucrânia, a diplomata russa disse que “esta é mais uma medida que, infelizmente, leva a situação a um impasse ainda maior para o Ocidente e o regime de Quieve”.

O presidente ucraniano Vladimir Zelenski continua a exigir mais apoio financeiro e militar, plenamente consciente da situação desesperadora em que se encontra, destacou Zakharova.

“Ouvi alegações de que o conflito na Ucrânia poderia ser resolvido em um único dia. Muitos rejeitaram essa ideia com ironia”, ela observou.

“Mas o próprio Zelensky deu a resposta, ele admitiu que eles não durariam nem um dia sem a assistência dos EUA. Isso não parece mais do que apenas uma coincidência? Aí está sua resposta”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Zakharova enfatizou que a Rússia estava aberta a negociações mesmo antes do início da operação militar especial, pois Moscou havia previsto os acontecimentos na Ucrânia e a deterioração da situação.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 10/02/2025