Na Análise Política de 3ª o presidente do PCO, Rui Costa Pimenta, se pronunciou sobre o filme Ainda estou aqui, premiado recentemente pelo Globo de Ouro pela atuação de Fernanda Torres. Além de comentar o filme ele fez uma apreciação geral sobre a arte e as premiações.
Rui comentou: “prêmio de cinema não é necessariamente uma afirmação da cultura nacional. É um prêmio dado por pessoas ligadas a empresas. É um evento, com vocabulário mais recente, corporativo”.
Ele seguiu: “o problema é que o prêmio não significa nada. Os prêmios hoje em dia, e quase que desde o começo, são uma maneira da sociedade cooptar o cidadão. Não faz sentido premiar uma obra de arte. Vai dar um prêmio por que o Michelangelo pintou a Capela Sistina? Vai fazer um concurso entre ele o Da Vinci? Não faz sentido. Falam que é um incentivo, mas isso é um incentivo pernicioso”.
No fim ele conclui: “os surrealistas não aceitavam que se aceitasse nenhuma honraria nem nada. Quem aceitava era expulso do grupo. Arte não é algo para prêmios, arte é arte, é feita para a humanidade”.