O episódio do quadro Roda Solta com o presidente nacional do Partido da Causa Operária (PCO), Rui Costa Pimenta, já foi vista por mais de um milhão de pessoas. Até o fechamento desta edição, o programa contava com 1.001.972 visualizações no YouTube. Parte do programa The Noite, com Danilo Gentili, a entrevista também foi transmitida na TV aberta, no SBT.

Segundo dirigentes do PCO ouvidos pelo Diário Causa Operária (DCO), a participação de Pimenta no Roda Solta foi uma ótima oportunidade para divulgar a política revolucionária do Partido, inclusive para um público que tende a ser mais ligado à direita e à extrema direita. O marco de um milhão de visualizações é, além disso, uma demonstração da popularidade do programa da organização trotskista, algo que também pode ser visto pelos comentários no vídeo no YouTube.

Reunimos, abaixo, o que alguns internautas disseram sobre o presidente do PCO:

“Quando a voz da esquerda não é um jovem emocionado com pronome neutro e cancelamento gera um debate lúcido e de respeito.”

“Parabéns. Ao Rui Costa Pimenta, entendeu todo o contexto do programa e soube responder com coerência e sabedoria em cada situação!”

“Que cara foda, fez o Ronaldinho trocar uma ideia namoral! Esse é o poder da postura e do respeito. Não sou nenhum pouco simpatizante a movimentos políticos, porém esse cara merece respeito e ser ouvido.”

“Sou de direita, mas gostei do Rui. Parece uma pessoa respeitosa e respeita opiniões diferentes. Algo extremamente raro no mundo hiper polarizado que temos hoje. Se ele realmente for assim como pessoa, tem meu respeito.”

“Gostei dele, já vi algumas pessoas comentando sobre ele, coerente, faz críticas assertivas, não passa pano pra ninguém. 

“Conquistou meu respeito e vou tentar acompanhar o trabalho dele, posso não concordar, mas é uma visão interessante de conhecer e quem sabe aprender.”

“Estou impressionado com a visão do Rui Costa Pimenta, como é impressionante a bolha que a gente se coloca por julgar sem conhecer.”

Como foi entrevista de Rui Pimenta ao Roda Solta, do SBT

“Nós somos contra todo tipo de censura, inclusive as leis de calúnia, difamação e injúria”, declarou Rui Costa Pimenta no início de sua participação no programa Roda solta, do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

A declaração de Pimenta sobre a liberdade de expressão foi uma resposta à primeira pergunta de Gentili, que confessou concordar com a maioria dos posicionamentos do PCO sobre o assunto. Diferentemente de uma entrevista comum, o programa Roda Solta é composto por uma bancada de humoristas que ora fazem perguntas ao entrevistado, ora fazem piadas aleatórias. É o caso, por exemplo, do personagem Confuso Sobrinho, que chegou a sugerir ao entrevistado que empreendesse no comércio de pimentas, devido a seu sobrenome.

Quando perguntado sobre qual era o principal problema do Brasil, Pimenta foi taxativo: o domínio que o capital estrangeiro tem sobre a economia nacional. “Todos nós aqui trabalhamos e a gente paga imposto. O Brasil tem uma das taxas de imposto mais altas do mundo. Esse dinheiro vai para os bancos internacionais”.

Após uma piada da bancada, Pimenta explicou que o PCO é um partido comunista. No entanto, não um partido que siga a orientação da direção da União Soviética, que era comandada pelo contrarrevolucionário José Stálin. Gentili, então, lembrou que Stálin mandou assassinar o revolucionário Leon Trótski, de quem o PCO é seguidor, com uma picareta.

Perguntado sobre o governo de Donald Trump, nos Estados Unidos, Pimenta afirmou que há “muito alarde” em torno de suas declarações, mas que o governo anterior, de Joe Biden, era “muito ruim”. Ele concluiu o tema dizendo que Trump tem posições “muito direitistas numa série de coisas, mas tem outras posições que se opõem a essa dominação do imperialismo sobre o mundo”.

O governo Lula também esteve em debate durante o programa. Para pimenta, o Partido dos Trabalhadores (PT) “perdeu o rumo”, e a chamada crise do Pix revelou isso.

O programa continuou com várias brincadeiras e perguntas sobre os mais diversos assuntos, incluindo futebol, a China e o socialismo. Para saber de tudo o que foi discutido e conhecer a fundo a posição do PCO, o partido conhecido como “o mais coerente do Brasil”, assista ao programa na íntegra!

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 22/04/2025