Rui Falcão lança candidatura à presidência do PT. Foto: Lula Marques

Via assessoria de Rui Falcão, enviado ao DCM:

O deputado federal Rui Falcão (PT/SP) lança em Brasília, nesta terça-feira (20), às 19h, sua candidatura à presidência do PT, e atenderá a imprensa na chegada ao evento, às 18h, na sede nacional do partido, no Edifício Toufic, no Setor Comercial Sul.

Dentre as candidaturas que se opõe ao nome de Edinho Silva para o comando da legenda, a de Rui Falcão é a que mais reúne aliados. Os ex-presidentes do PT José Genoíno e Olívio Dutra, a liderança do MST João Pedro Stedile e as tendências internas Democracia Socialista (DS), Avante, Diálogo e Ação Petista (DAP) e a Militância Socialista (MS) já declararam apoio a Falcão.

O deputado tem alertado a militância sobre uma possível guinada ao centro com uma eventual vitória de Edinho Silva e lembrando alguns episódios do adversário. Dentre eles, a declaração em que propôs que Lula e Bolsonaro tirassem uma foto juntos e a ida à Embaixada dos Estados Unidos “para um diálogo sobre os cenários da política nacional e internacional para o próximo período”, como escreveu Edinho em suas redes sociais em dezembro de 2024. Já Falcão, foi à Embaixada da Palestina para prestar solidariedade diante dos ataques sofridos em Gaza e chamou a atenção ao votar contra o arcabouço fiscal do governo Lula.

Com severas críticas à atual condução do PT, partido que já presidiu em duas ocasiões, o deputado denuncia ainda que mudanças no estatuto foram feitas sem passar por um congresso nacional da legenda, como a prorrogação de mandatos para cargos internos e que o processo eleitoral não pode se dar em torno de quem ocupará a tesouraria.

Caso seja eleito, se comprometeu a fazer o PT abraçar a luta pelo fim da escala 6×1 e tem se mostrado entusiasmado com a experiência mexicana do Morena, hoje liderado pela atual presidenta Cláudia Sheinbaum.

Rui Falcão é abraçado por Lula. Foto: reprodução

Quem é Rui Falcão

Rui Falcão é jornalista, deputado federal e ex-presidente do PT entre 1993 e 1994 e entre 2011 e 2017. Foi deputado estadual, secretário de Governo da gestão de Marta Suplicy na Prefeitura de São Paulo e coordenador da campanha de Dilma Roussef à Presidência em 2010. Mais recentemente, presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados e coordenou a campanha de Guilherme Boulos à Prefeitura de São Paulo em 2024.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 19/05/2025