A liminar que proibia manifestações a menos de 100 metros das unidades do Zaffari acaba de ser suspensa pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS), através de recurso interposto pelo PSTU.
Segundo Rejane de Oliveira, da direção do PSTU, “a revogação da proibição é uma vitória parcial importante. Nunca deixamos de lutar contra as arbitrariedades do Zaffari e é fundamental intensificarmos a luta contra as escalas 10X1 e 6×1 e pela redução da jornada de trabalho, sem redução salarial”.
O grupo Zaffari é um dos maiores oligopólios empresariais do Rio Grande do Sul. Faturou, em 2023, R$7,6 bilhões, à custa da exploração dos seus trabalhadores e da monopolização da rede de mercados. Todos os pequenos comerciantes, mercados varejistas de bairros, são sufocados pelo império Zaffari. São constantes as denúncias de obras e instalações de suas unidades que ameaçam, inclusive, o meio ambiente.
E, não contente em submeter os seus trabalhadores a uma escala de trabalho super exaustiva, em que se trabalha 10 dias, ou mais, para poder ter um dia de descanso, sem falar nas diversas denúncias de assédio moral, o Zaffari queria impedir a realização de manifestações contra essas práticas.
Leia também!
Lula mudou de posição sobre a Escala 6×1?