A Rota Bioceânica de Capricórnio, que vai ligar o Oceano Atlântico ao Pacífico atravessando o Brasil, Paraguai e o Chile, está prestes a ser concluída, segundo a ministra do Planejamento e Orçamento (MPO), Simone Tebet.

Em evento realizado em Brasília ao lado do presidente chileno Gabriel Boric, a ministra explicou que as obras estratégicas no lado brasileiro já estão previstas no Novo PAC e têm orçamento assegurado.

A principal dela é a ponte binacional entre Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta (Paraguai), que deve estar pronta até maio de 2026. “Acredito que este seja um momento histórico. Um dia na história. Esta fotografia se fará presente como um dos inúmeros passos que estamos dando rumo a um sonho muito antigo, que talvez, há 100 anos, seria uma utopia distante”, declarou a ministra.

A rota será composta por mais de dois mil quilômetros de estradas que ligarão os portos brasileiros de Santos, Paranaguá e Itajaí aos terminais chilenos de Iquique, Mejillones e Antofagasta.

Na visão da ministra, a conclusão das obras representará um novo canal de comércio entre o Brasil e a Ásia e, com aduanas integradas e logística racionalizada, os custos com transporte podem cair até dez vezes em relação ao modelo atual

“Não há como erradicar a miséria e diminuir a pobreza sem reduzir a desigualdade regional e promover a integração sul-americana. O Brasil não pode continuar de costas para a América do Sul, e a América do Sul não pode seguir de costas para o Brasil”, disse a ministra.

Na ocasião, o presidente chileno Gabriel Boric destacou a importância do corredor para reduzir prazos e ampliar a competitividade. Segundo ele, seu governo deu prioridade máxima à rota. “Mais importante que falar sobre integração é realizar obras. Estamos muito perto de concluir todas as etapas relevantes para que esse corredor funcione plenamente”, afirmou.

O Chile, disse Boric, identificou gargalos para o funcionamento do corredor, como a aquisição de uma nova grua para o porto de Iquique e o início das obras do molhe de abrigo no porto de Antofagasta, que deve reduzir o tempo de inatividade de 60 para 5 dias por ano.

“Estamos muito perto de concluir todas as etapas relevantes para que esse corredor funcione plenamente”, disse Boric, mencionando que o tempo de trânsito pode cair em até 12 dias, se comparado às rotas tradicionais.

A integração entre Brasil e Chile pela Rota Capricórnio é uma das cinco frentes do projeto Rotas de Integração Sul-Americana, lançado em 2023 após o Consenso de Brasília. A iniciativa já resultou na criação de uma Comissão Interministerial e na inclusão de 190 obras de infraestrutura no Novo PAC.

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Last Update: 24/04/2025