A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou, durante a reunião desta terça-feira (5/8), o projeto que reconhece a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa, que ocorre na cidade de mesmo nome, na Bahia, como manifestação da cultura nacional. A proposta (PL 2.374/2022) segue para a sanção do presidente da República.
Relatado pela senadora Augusta Brito (PT-CE), o texto também autoriza o poder público a desenvolver ações de apoio à romaria, como garantir segurança aos romeiros, promover celebrações religiosas e registrar o evento no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como bem cultural de natureza imaterial.
Tradição
A Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa ocorre anualmente entre os dias 28 de julho e 6 de agosto, com a reunião de aproximadamente 600 mil fiéis na cidade de Bom Jesus da Lapa, no interior baiano. O evento é considerado uma das maiores manifestações religiosas do país, com forte impacto social, cultural e econômico.
De acordo com a senadora, o reconhecimento fortalece a preservação da tradição e garante condições para que ela continue sendo valorizada. “Além do caráter religioso, a romaria movimenta o turismo, a economia local e promove a integração entre diferentes comunidades”, destacou a senadora.Com informações da Agência Senado